SAÚDE

Alimentação saudável ainda mais importante em tempos de pandemia

Na hora das compras, a dica é aproveitar frutas e hortaliças da estação Foto: Divulgação TP

Se os cuidados com a saúde são naturalmente necessários, em tempos de pandemia como a do novo coronavírus eles devem ser redobrados. A alimentação saudável é um dos grandes focos da medicina preventiva e a nutri­ção tem um papel fundamental nesse processo. Para entender melhor a importância disso, a reportagem conversou com o nutricionista pinheirense Ederson Moreira. No final do bate-papo, ele ainda disponibilizou receitas fáceis, rápidas e caseiras para os leitores do TP.

Segundo o profissional, pacientes que apresentam obe­sidade (excesso de acúmulo de gordura corporal) e comorbidades como hipertensão e diabetes tendem a ser mais vulneráveis às complicações da Covid-19 (do­ença causada pelo coronavírus) – sendo considerados grupos de risco diante da pandemia. Para começar a reverter o quadro, é essencial contar com uma alimen­tação mais rica em nutrientes.

ADAPTAÇÕES Conforme ex­plicou Ederson, amudança acon­tece gradativamente, é possível começar com pequenas adapta­ções e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a reeducação alimentar não exige um investimento financeiro alto. “Podemos aproveitar frutas e hortaliças da estação, adquirir de feiras e/ou da agricultura familiar. Outra opção é aproveitar as ofertas dos supermercados para levar até a mesa da família um alimento de qualidade, mais saudável e rico em nutrientes. Cabe enfatizar que é preciso organizar os horá­rios das refeições, porque nesse período as pessoas têm dormido mais, acordado tarde e pulado im­portantes refeições do dia”, disse.

CRIANÇAS Além dos adultos, o nutricionista lembra que é preciso voltar uma atenção especial para os hábitos alimentares das crian­ças. Outro aspecto importante e que diz respeito à saúde dos pequenos é limitar o acesso diário aos computadores, vídeo games e celulares. “O público infantil merece atenção e aí entra o papel dos pais para incluir limites e ho­rários das refeições e dos lanches. Sugere-se que sejam realizadas atividades em família para que as crianças se exercitem durante a pandemia, outra alternativa é in­cluir as crianças no planejamento, limpeza e preparo das refeições – incentivando a leitura de rótulos dos alimentos, verificando data de validade, data de fabricação e os ingredientes presentes no que será consumido”, afirma.

DOCES – Uma das maiores ten­tações, principalmente quando é essencial se manter dentro de casa e as opções estão mais limitadas, é evitar o consumo excessivo de doces. Para o nutricionista, existem alternativas que ajudam a saciar essa vontade e são bem mais saudáveis que os açúcares que estamos acostumados. “Uma alternativa é optar por frutas de­sidratadas ricas em fibras como damasco, tâmara, uva passa e maçã ou as frutas in natura como banana, ameixa,uva e todas que a gente encontra na feira. Deve-se utilizar uma quantidade que não ultrapasse a duas colheres de sopa porque são frutas concentradas ri­cas em frutose (açúcar da fruta) e podem se tornar calóricas quando consumidas em excesso. Outra dica é aproveitar o tempo para fazer bolo funcional de maçã, banana ou abacaxi. Nesses casos também é possível utilizar canela em pó, açúcar mascavo, orgânico ou dietético.Se preferir, bolo de aipim com coco e sem açúcar. Buscar receitas saudáveis é uma alternativa para quem busca ingerir menos açúcar”, disse o nutricionista.

CUIDADOS – Segundo lembrou Ederson, a nutrição é uma área bastante ampla e além da ali­mentação saudável, equilibrada e colorida, é preciso um cuidado especial com os hábitos de higie­ne e para armazenamento correto do que será consumido.“Existem as Doenças Transmitidas por Ali­mentos (DTAs), que são provoca­das pelo consumo de alimentos contaminados por microrganis­mos patogênicos, parasitas ou substâncias tóxicas prejudiciais à saúde. Por isso é essencial mante­ra higienização correta das mãos, bem como a higiene pessoal e tambémdos alimentos”, alertou.

O nutricionista lembra ainda que é importante fazer a distribuição correta dos ali­mentos na geladeira para evitar a contaminação. “Alimentos prontos devem ser colocados nas prateleiras superiores; alimentos semi-prontos e/ou pré-preparados nas prateleiras centrais; produtos crus nas prateleiras inferiores, separados entre si e dos demais produtos; todos os alimentos armazenados embalados ou pro­tegidos em recipientes fechados e etiquetados contendo (data de validade, data da abertura da em­balagem e data de fabricação)”.

RECEITAS
REQUEIJÃO COM TALOS DE COUVE –
Ingredientes – Uma colher (sopa) de cebola, um dente de alho, duas colheres (sopa) de azeite, uma xícara (chá) de talo de couve, duas colheres (sopa) de vinagre, três xícaras (chá) de leite desnatado, duas colheres (sopa) de margarina e sal a gosto.

Modo de preparo – Doure a cebola e o alho no azeite e refogue os talos de couve. Reserve. Junte o vinagre ao leite fervido e gelado e deixe coalhar. Coe a coalhada e leve ao liquidificador com a margarina e o sal. Bata até ficar cremoso. Acrescente os talos refogados e misture. Sirva com torradas. Dica: os talos de couve podem ser substituídos por talos de agrião ou espinafre. Rendi­mento: 20 porções.

CREPE DE BANANA – Ingre­dientes – Três unidades de banana nanica, um ovo, meia xícara (chá) de leite desnatado, seis colheres (sopa) de açúcar orgânico de­merara, nove colheres (sopa) de farinha de trigo, uma colher (chá) de fermento em pó, uma colher (sopa) de óleo e uma colher (sopa) de açúcar para polvilhar.

Modo de preparo – Amasse as bananas e misture todos os in­gredientes fazendo uma massa consistente. Unte a frigideira com um pouco óleo e, com o auxílio de uma colher, frite a massa em porções de formato arredondado, dourando ambos os lados. Sirva com açúcar polvilhado. Dica: se desejar acrescente canela em pó. Rendimento: 8 porções.

Comentários do Facebook