OVINOCULTURA

38ª Feovelha vai até o domingo em Pinheiro Machado

Rematão da Feovelha recebeu 2 mil animais para comercialização

Abertura oficial reuniu representantes de entidades ligadas ao setor, patrocinadores e autoridades políticas Foto: Gislene Farion/Especial TP

Até o próximo domingo (30), o Parque Charrua de Pinheiro Machado será palco da 38ª edição ininterrupta da Feovelha. Desde o início da pandemia, a Feira e Festa Estadual da Ovelha abriu mão da programação cultural para manter a sua realização em um formato exclusivamente técnico e comercial, voltado ao produtor rural e em prol do fortalecimento da ovinocultura. Em formato híbrido, remates, julgamentos, reuniões e palestras estão sendo promovidas pelo Sindicato Rural.

Na quinta-feira (27), além da montagem dos stands por representantes comerciais dos mais diversos segmentos, a chegada dos animais e a realização de debates voltados ao homem e à mulher do campo marcaram a programação. Entre eles, os ataques de cães bravios aos rebanhos de ovinos e a certificação da lã. O primeiro dia de Feovelha também era o prazo limite para a chegada dos animais: 441 que disputam o prêmio da 38ª edição e 2 mil para serem comercializados durante o Rematão.

441 animais disputam o prêmio da Feovelha Foto: Gislene Farion/Especial TP

Nesta sexta-feira (28), além da espera de uma maior movimentação nas dependências da rural, o início dos julgamentos de classificação de todas as raças, a 7ª Exposição Nacional do Corriedale e a abertura oficial marcaram o início da tarde. No ato, representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul-RS), Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-RS), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDE), Banrisul, Corsan, deputados atuantes na região, Executivo, Legislativo e Sindicato Rural de Pinheiro Machado participaram.

O prefeito Ronaldo Madruga ressaltou a importância de apoiar a realização do evento. “Estamos diante de uma pandemia, mas não poderia me furtar de garantir a realização da 38ª Feovelha. É o homem e a mulher do campo que levam comida para a mesa de todos e o setor primário precisa sim da nossa atenção especial”, reforçou.

2 mil animais foram inscritos no Rematão Foto: Gislene Farion/Especial TP

Logo após, ocorreu o momento mais esperado da Feovelha: a comercialização de ovinos das mais diversas raças e alta qualidade genética. O carro-chefe do evento, tradicional Rematão, reuniu vendedores e compradores para o leilão de 2 mil exemplares. Desde a edição anterior, o Sindicato Rural aposta nas transmissões ao vivo em razão da pandemia para garantir a comercialização por interessados de todos os cantos do Brasil. “Fomos surpreendidos positivamente quando nos deparamos, logo na entrada dos animais no parque, com a qualidade zootécnica apresentada. É uma tradição da Feovelha, mas nesse ano temos ofertas de um padrão genético ainda mais alto que os outros, e isso nos deixa muito satisfeitos enquanto promotores da feira e também como produtores”, disse o presidente do Sindicato Rural, Heber Farias. A expectativa é que o faturamento total dos remates seja superior a 10% em relação ao ano passado, que chegou a R$ 2,1 milhão.

Durante o final de semana, remates de carneiros, atividades da Emater e Feirão do Comércio pinheirense são atrações para o público em geral. A organização ressalta que a feira é exclusivamente comercial, sem atividades culturais como shows e mateadas para evitar aglomerações. A 38ª Feovelha, promovida em um cenário de pandemia com aumento de casos de Covid-19, conta com uma intensa atuação da Secretaria Municipal de Saúde. Para acessar o Parque Charrua, embora a entrada seja gratuita, é preciso estar sem sintomas da doença e utilizar máscara. Neste ano, diferente da edição de 2021, o chimarrão foi permitido – desde que não seja compartilhado. Para acompanhar a programação sem sair de casa, os canais oficiais de transmissão são: Facebook da Feovelha e YouTube do Sindicato Rural de Pinheiro Machado.

Qualidade genética é destaque entre os exemplares à venda Foto: Gislene Farion/Especial TP

Programação completa

29/JAN – SÁBADO
– 8h – Fase inicial do 1º Bagualão da Zona Sul (Núcleo Zona Sul CCC)
– 9h – 2º Feirão da Indústria e Comércio e Feira do Artesanato no Galpão da Indústria e Comércio
– 9h – Palestra “Doenças ovinas controladas pelo Proeso” na unidade do Senar-RS
– 9h30 – Reunião da Associação Brasileira dos Criadores de Corriedale no 2º piso do Sobrado
– 9h30 – Reunião da Associação Brasileira dos Criadores de Ideal no espaço do Poder Público
– 10h – 17º Concurso Municipal de Borregas da Emater na pista central de julgamentos
– 10h30 – Leilão das raças de carne na pista A
– 10h30 – Leilão de Merino Australiano na pista B
– 14h – Oficina do Senar/RS: “Produção, colheita, acondicionamento e certificação da lã” na unidade móvel do Senar-RS
– 15h – Leilão de Corriedale na pista A
– 15h – Leilão de Ideal na pista B
– 17h – Premiação dos concursos da Emater

30/JAN – DOMINGO
– 9h – 2º Feirão da Indústria e Comércio e Feira do Artesanato no Galpão da Indústria e Comércio
– 14h – Fase final do 1º Bagualão da Zona Sul (Núcleo Zona Sul CCC)

Animais chegaram na quinta-feira (27), no Parque Charrua Foto: J. André TP

* Matéria atualizada com relação ao impresso

Comentários do Facebook