Olhando friamente para os perfis dos prefeitos da região eleitos no último dia 2 de outubro, se tem a impressão primeira de que temos aí uma boa safra e que pensam semelhantes no que tange ao pensamento administrativo regionalizado.

Os tempos mudaram, e todos os eleitos têm consciência de que não é mais possível governar sem pensar regionalmente. Todos eles, sem exceção, falam na perspectiva da união regional. No caso específico de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Herval e Piratini, o instrumento da união já está formalizado e em funcionamento, que é o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja).

Além disso, Dr. Geraldo (Aceguá), Renato Machado (Hulha Negra), Adriano (Candiota), Bebeto (Pedras Altas), Rubem (Herval) e Vitão (Piratini) são homens já acostumados com a administração pública e conhecem bem o que estarão enfrentando a partir de 2017. Também já possuem experiência de que a unidade regional é um caminho sem volta a ser seguido.

Muito os atuais prefeitos já fizeram neste sentido, porém ainda é preciso avançar para ações que atinjam um número maior de pessoas, como a compra conjunta de medicamentos, uma usina asfáltica, uma central regional de exames laboratoriais, entre outras tantas ações que é possível desenvolver para, inclusive e fundamentalmente, baixar custos para as prefeituras.

Comentários do Facebook