
O evento, voltado ao público em geral, busca tratar temas relevantes sobre a energia Foto: Raíssa Vargas/Especial TP
Tem início nesta sexta-feira (28) o 6º Seminário Internacional de Energia para o Desenvolvimento. Nesta edição, a proposta é pensar o futuro com emprego e soberania energética. O evento acontece em Candiota, no Centro Cultural, e se estende até o sábado (29). Na manhã desta segunda-feira (24), a comissão organizadora esteve no gabinete do prefeito Adriano dos Santos para os ajustes finais. Em 2018, também realizado em Candiota, o seminário reuniu cerca de 700 pessoas.
Além de conferências e debates sobre temas relevantes da energia, durante a programação acontecerá a segunda edição da mostra científica “Energia e Carboquímica”, um espaço para a submissão de trabalhos científicos, além de visitas técnicas em áreas de mineração e processamento do carvão mineral e usinas termelétricas – proporcionando uma visão completa do processo de geração de energia elétrica a partir do carvão mineral. Durante o evento, ainda ocorrerá a 12ª semana acadêmica do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O Seminário Internacional de Energia para o Desenvolvimento é uma realização da Unipampa, Câmara Municipal de Candiota, Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Rio Grande do Sul (Sintec/RS), Sindicato dos Mineiros de Candiota, Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul/RS) e Prefeitura de Candiota. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.energiaparaodesenvolvimento.org ou no local do evento. Para o TP, o coordenador do curso de Engenharia de Energia, professor Hélvio Rech, disse que a programação oficial está em fase de ajustes e será divulgada em breve.