
Prefeito Adriano enfatizou a importância de parcerias para as feirantes Foto: Léo Nunes/Especial TP
A Prefeitura de Candiota, em parceria com o Instituto Cultural Padre Josimo, solicitou aporte financeiro da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) para desenvolver um projeto social em benefício da Associação das Produtoras Orgânicas da Agricultura Familiar e Artesãs da Feira de Candiota “Guerreiras do Campo”.
No projeto, que foi acatado pela empresa, foi solicitada a aquisição de tendas e alguns equipamentos que possam qualificar o trabalho do grupo, ampliando a geração de renda e dinamizando a economia do município. A assinatura do contrato foi realizada na última sexta-feira (14) na própria feira.
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, relata que a feira é composta por pequenas agricultoras, que não possuem condições de promovê-la de modo a atrair consumidores sem que haja uma ação conjunta. “Por isso é muito pertinente essas parcerias, para que possamos dar mais corpo à feira e levá-la para outros espaços”, afirmou o gestor.

Feira é composta por produtos variados Foto: Léo Nunes/Especial TP
Segundo a feirante Olália Fátima da Silva, com a aquisição dos equipamentos previstos no projeto, as agricultoras pretendem participar dos eventos que o município promove anualmente. “Com as nossas próprias tendas teremos mais autonomia para levar nossa feira em eventos”, afirmou.
Para a UTE Pampa Sul, que já desenvolve uma série de atividades em parceria com o Instituto Padre Josimo, por meio do Programa de Educação Ambiental para a Agricultura Familiar e com a Prefeitura de Candiota, esta é mais uma oportunidade de apoiar iniciativas que visam o fortalecimento de projetos importantes para a comunidade. “Acompanhamos o trabalho desenvolvido por estas mulheres e reconhecemos a sua importância tanto para o seu desenvolvimento econômico, quanto para a possibilidade de ofertar produtos de qualidade para a comunidade. Ficamos satisfeitos em colaborar e perceber que a feira ganhará novas possibilidades de ampliação e fortalecimento”, destaca o gerente socioambiental, Hugo Roger Stamm.
SAIBA MAIS – Atualmente são 15 feirantes que compõem a feira e comercializam produtos “In natura” como hortaliças, legumes, grãos, frutas, tubérculos, cereais, ervas e ovos, industrializados como frios, doces, compotas, pães, temperos, queijos, entre outros e artesanatos.
ATENDIMENTO
Sede do município
Local: Galpão do Produtor –
na Praça Dario Lassance
Dias: sextas e sábados
Horário: das 8h às 17h
Vila Residencial
Local: Praça
Dias: sextas-feiras
Horário: das 8h às 17h
Vila Operária
Local: Em frente à Escola Faro
Dias: sábados
Horário: das 8h às 17h