
Ao final do processo de produção, novas histórias surgiram Foto: Divulgação TP
Com o objetivo de desenvolver atividades prazerosas de leitura e escrita, os alunos do 2º e 3º ano da Escola Estadual 8 de Agosto, no interior de Candiota, foram desafiados pela professora Lucilene Vargas a contar e ilustrar suas próprias releituras do livro “Um Zoológico de papel”, da escritora Tatiana Belinky.
Conforme contou a educadora, a proposta vem como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem. “A intenção é formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem. A ideia é que essa atividade faça com que eles vejam a leitura e a escrita não apenas como uma tarefa escolar, mas sim um hábito prazeroso”, disse para o TP.

Os pequenos ficaram um mês envolvidos com a atividade Foto: Divulgação TP
Segundo o relato, durante um mês os pequenos estiveram engajados nas suas próprias criações. Para a professora, a leitura e a escrita são um dos maiores desafios das escolas atualmente. “Durante esse tipo de atividade a criança percorre um caminho individual e próprio. À medida que está em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros e revistas, por exemplo, ela está iniciando o seu processo de descoberta do código escrito e isso precisa ser cada vez mais trabalhado”, salientou.
Na finalização do processo de produção – onde criaram suas próprias frases e ilustrações acerca do livro utilizado como base – os 15 alunos puderam contar aos colegas suas novas histórias e participaram de mais um momento de interação e estímulo da comunicação.

Com média de 7 e 8 anos, os alunos
fizeram uma releitura da obra Foto: Divulgação TP