EIN PROSIT

Fim de semana foi de Oktoberfest em Hulha Negra

Maior festa germânica da região contou com orquestra, banda e apresentações artísticas

Dança da Polonese reuniu descendentes e simpatizantes Foto: Silvana Antunes TP

Nem mesmo a chuva do domingo (13) tirou a beleza e a animação 19ª Oktoberfest da Trigolân­dia. Regado a muito chope e música, o maior evento germânico da região trans­correu por mais uma edição com apresentações artísticas, comida típica e o tradicional café colonial.

Chope foi uma das atrações da festa Foto: Silvana Antunes TP

De acordo com a co­missão organizadora da festa, que tem a frente Ester Koes­ter, até a tarde de domingo, foram consumidos em torno de 1600 litros de chope e o público chegou próximo de 1000 pessoas no Clube Concórdia. Ela confirmou a redução de público em razão do clima, mas disse que a Oktoberfest foi linda e dentro das expectativas. Até o fechamento desta edição, os dados oficiais relativos a festividade ainda não haviam sido divulgados.

Soberanas de edições anteriores coroaram Juana, Yasmin e Kamilla Foto: Silvana Antunes TP

Duas bandas anima­ram a edição deste ano. O baile principal foi animado pela Orquestra Família Ei­chelberger, que ainda tocou na tarde de domingo. Também foi responsável por animar o público a Banda Guarani, da cidade de Pelotas.

Rainha e princesas abriram oficialmente o café colonial Foto: Silvana Antunes TP

Momentos típicos da cultura germânica não falta­ram. Descendentes e simpati­zantes dançaram a tradicional Polonese e se divertiram com a Centopeia Humana.

O café colonial foi uma grande atração. A Corte de Soberenas abriram oficial­mente o espaço, que atraiu centenas de visitantes. Os amigos Anita de Campos e Iramar da Rocha, que residem em Bagé, foram mais um ano prestigiar a festa. “Sou de Hulha Negra, meu pai traba­lhava na colônia. Adoro esta festa, venho todos os anos, reencontro amigos de infân­cia”, contou Anita ao TP.

Amigos de Bagé elogiaram a festa Foto: Silvana AntunesTP

CULTO ECUMÊNICO A 19ª edição do evento teve início da noite do dia 11, com o culto ecumênico, reverenciando a Deus para que abençoasse a festividade e todos os presen­tes. Na ocasião, as autoridades eclesiásticas levaram suas mensagens de fé – frei Rinal­do e pastores Ênio e Raquel.

A noite transcorreu ainda, com a mostra de lem­branças e símbolos da história alemã – pão, frutas, flores, mala, enxada e bíblia e a sau­dação da comissão organiza­dora da festa, através de Ester Koester, o pai e idealizador da Oktoberfest, Helmut Koester, e autoridades presentes.

Ester Koester, ao lado pai, Helmut, abriu oficialmente a festa Foto: Silvana Antunes TP

Na ocasião, também ocorreu a coroação da Corte de Soberanas 2019, Yasmin Brasil (rainha), Juana Pereira (1ª princesa) e Kamilla Ortel (2ª princesa), que receberam as coroas de representantes de cortes anteriores. A noite foi encerrada com a presença do casal símbolo da Oktoberfest – Hermann e Hanna – e um jantar germânico.

Apesar da chuva, um bom público compareceu ao Clube Concórdia Foto: Silvana Antunes TP

Comentários do Facebook