EDUCAÇÃO

Pelotão Mirim da Brigada Militar de Pinheiro Machado forma nova turma

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O Pelotão Mirim da Brigada Militar local formou 23 soldados em 2019 Foto: Digital Art/Especial TP

Autoridades, familiares e amigos prestigiaram a soleni­dade de formatura dos 23 novos soldados formados pelo Pelotão Mirim da Brigada Militar de Pinheiro Machado. A atividade aconteceu na última sexta-feira (29), no Ginásio Municipal, marcada por uma mistura de felicidade, orgulho e desde já sau­dade pela caminhada percorrida e finalizada ali junto ao projeto.

Na oportunidade, estiveram presentes o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Márcio André Facin; a coordenadora dos projetos sociais do 4º BPM, capitã Madalena Bosel; e o comandante do pelotão local, tenente Márcio Oliveira. Representantes do Executivo e do Legislativo pinheirense também prestigiaram o evento.

Em turno inverso ao escolar e durante o ano letivo, o grupo recebeu instruções de Ordem Unida e Civismo, História da Brigada Militar e Cidadania, Trânsito, Nutrição, Primeiros Socorros, Saúde Física, Matemática, Língua Portuguesa e Es­panhola. A turma também contou com atendimento psicológico. Para isso, desde 2016 o Pelotão Mirim possui uma equipe de voluntários bastante participativos. Eles fazem parte de diversos âmbitos da comunidade local e tornam-se referência para a turma a cada novo ano.

Instrutores e demais voluntários reunidos com o trio promovido a sargentos Foto: Digital Art/Especial TP

Com o objetivo de formar multiplicadores de boas atitudes, com noções de respeito, organização e patriotismo, a iniciativa visa colaborar com o desenvolvimento físico, psí­quico e moral dos pequenos. De acordo com o coordenador do projeto, o tenente da reserva André Madruga, é extremamente satisfatório formar mais uma turma. “Temos muito a agradecer por conseguirmos manter o projeto firme e já começar mais uma turma em março de 2020. Vivemos em uma região muitas vezes carente de perspectivas, por isso continuamos trabalhando para desenvolver junto aos jovens a possibilidade de almejar profis­sões em um futuro próximo. Instrutores e voluntários procuram mostrar que o caminho do estudo é a melhor alternativa para viver melhor, mais feliz e o mais longe possível das drogas e dos atos de violência”, destacou.

Segundo ele, a expectativa é que o Pelotão Mirim da Brigada Militar tenha vida longa e oportunize a passagem de muitos outros jovens pinheirenses. Além disso, para o TP, Ma­druga enfatizou o fundamental papel do voluntariado atuante dentro de uma sociedade. “Precisamos que as ações voluntárias se multipliquem em prol de melhorias para o coletivo”, registrou. Completando a iniciativa, os 5º anos da rede escolar também participam de atividades na mesma linha através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), já confirmado para continuar em 2020.

SOLDADOS MIRINS

Enzo Oliveira de Oliveira
Isabeli Tomazini Madeira
Maia da Rosa Luiz
Manuella Oliveira de Oliveira
Kauan de Souza Rodrigues
Ana Carolina Ávila de Moura
João Vitor Saraiva Rosa
Luan de Lima Peres
Julia dos Santos da Silva
Natali Castro Niemayer
Augusto Conceição Figueiredo
Mariana Ávila de Moura
Muriel Bicca dos Santos
Deiverson da Rosa Costa
Nathália dos Santos da Silva
Bernardo Pires Madruga
Gabrieli de Morais de Souza
Bruna Vitória Rodrigues Medina
David Fabiano Lemos Pereira
Kauã da Silva Leivas
Alan Valério Alves Goulart
Isabeli Godinho Correa
Oliver Bandeira Camargo

Comentários do Facebook