SAÚDE

Governo do RS lança novo site com informações compiladas sobre o coronavírus

Novo site foi apresentado na tarde desta terça-feira (19) Foto: Reprodução TP

Na tarde desta terça-feira (19), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou em transmissão ao vivo diária, o novo site do governo com informações compiladas a respeito do novo coronavírus (Covid-19). A transmissão contou com uma intérprete da língua de sinais, que deve aparecer em todas as aparições do governo para o acesso a todos os públicos.

O local, de fácil acesso, surgiu, segundo o gestor estadual, para facilitar a compreensão dos dados, obter informações e esclarecer dúvidas. “É um local com dados para a gestão do nosso governo. Com base em evidências científicas, tomamos as decisões futuras e esse portal é com essa finalidade, trazer transparência de informações para a população”, afirma Leite.

O site pode ser acessado pelo link www.coronavirus.rs. Nele podem ser acessadas as Estratégias de enfrentamento da Covid-19; Planos e Ações do governo para o enfrentamento; Serviços coronavírus; número de casos, evolução por dia, ocupação de leitos; link para modelo de Distanciamento Controlado; notícias; dados de receitas, plano de contingência, transparência com acesso direto ao Tribunal de Contas.

Leite ressaltou o uso do site como um instrumento de gestão. “Com as informações unidas em um único lugar temos uma melhor organização e gestão por meio do cruzamento de dados. Temos cenários de incertezas e temos compromisso de fornecer dados para que todos entendam o que está se passando”, expõe.

A secretária de Saúde, Arita Bergmann enfatizou a importância do site que tem ligação direta com os serviços de saúde. “O cidadão recebe informação em tempo real, fica sabendo o que acontece no Estado e pode fiscalizar o uso dos recursos públicos”, acrescenta.

Informações diversas sobre a doença foram reunidas no site Foto: Reprodução TP

CASOS NO RS – O estado contabilizou nesta tarde, 3.750 casos confirmados de coronavírus em 225 municípios gaúchos e 151 mortes. Novos dados apontam que dos casos confirmados, 63% já estão recuperados e apenas 19,3% dos 71.8% dos leitos ocupados de UTI se destinam a pacientes suspeitos ou confirmados da doença. “A estabilidade do número de leitos ocupados é um bom sinal, pois a situação não está se agravando a ponto de nos preocuparmos com o número de internações”, disse o governador.

LEITOS – O governador também anunciou a habilitação de 270 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pelo Ministério da Saúde (MS), que vai injetar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para que os leitos possam funcionar. Leite agradeceu ao apoio da bancada gaúcha, visto os leitos estarem sendo custeados pelo Estado para que a comunidade não precisasse esperar por leitos.

EXPOINTER – Outro questionamento feito ao governador durante a transmissão ao vivo foi relacionada à Expointer, que ocorre geralmente em agosto, visto o Estado ter apresentado regulamentos. Quanto à feira, que reúne públicos do Brasil e países da América Latina, Eduardo Leite disse entender que poderá ser adiada para final de setembro. “Pode ser uma boa para o retorno da economia do estado, mas vamos observar a situação do Estado, se vai estar mais estabilizado e com redução de casos. Mas se não tiver condições sanitárias, não faremos a feira. Desejamos que ela aconteça, mas de forma segura. Vamos analisar mais adiante, mas até então precisamos seguir o planejamento”, explica.

CUIDADOS – O governador salientou a importância do distanciamento social e dos cuidados sanitários. “Em números, não estamos no grupo de estados com avanços. Devemos manter o engajamento de todos, com menos exposição de risco. Restringimos a circulação para diminuir o contágio, que pode atingir pessoas de todas as idades e classes sociais”, finaliza.

Comentários do Facebook