ANIVERSÁRIO

“Já trabalhamos em prol de ações positivas junto ao Executivo de Hulha Negra”, relatou Ronaldo Pereira

Ronaldo Pereira manifestou preocupação com a situação vivida pela população Foto: Luana Borges/Especial TP

A reportagem do Tribuna do Pampa também conversou com o presidente do Legislativo hulhanegrense, Ronaldo Pereira (Progressistas). O vereador, acompanhado do diretor da Câmara, Márcio Schröder da Silva, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Legislativo e os impactos que a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus está causando na cidade.
Conforme Ronaldo Pereira, os vereadores estão unidos, independente de sigla partidária, para que a comunidade mantenha sua subsistência e dignidade. “Estamos todos unidos no mesmo objetivo e no futuro teremos que nos reprogramar de acordo com os impactos causados pelapandemia. O trabalho está um pouco parado, não estamos conseguindo buscar muitos recursos por não podermos sair. Estamos mantendo contatos frequentes à distância com deputados e senadores na busca por recursos, mas esperamos que logo isso tudo passe para trabalharmos de forma plena. A Câmara de Vereadores parou por uns dias em prol do cuidado com a saúde de todos os que lá trabalham mas estamos à disposição constante do Executivo”, frisou.
Márcio Schröder ressaltou que os vereadores não estão pensando no pós-pandemia. “Desde que tudo começou, no ano passado, o Legislativo e o Executivo se engajaram. Constantemente os vereadores tem se deslocado até o Frigorífico Marfrig/Pampeano para tentar colocar ou realocar as pessoas no mercado de trabalho para que elas não sofram tanto financeiramente este impacto que a pandemia tem causado. O município como um todo tem perdido muito em arrecadação – que é o que faze ele funcionar – porque as pessoas não estão conseguindo manter as contas e os tributos municipais em dia. A situação de incerteza faz com que as pessoas segurem os recursos adquiridos para alimentação”, expôs.
Pereira complementou dizendo que a Câmara tem contribuído para mudar a realidade atual. “Do ano passado pra cá pelos menos três projetos isentando os cidadãos de algumas taxas, de dívidas tributárias, foram aprovados. O Poder Legislativo está contribuindo, mas é difícil pensar no pós-pandemia, pois se tinha a ideia de que no dia 1º de janeiro de 2021 se apertaria um botão e tudo voltaria a normalidade, mas isso não ocorreu. Hoje se tem a ideia da vacina mas o poder público federal não está dando celeridade ao processo e Hulha Negra recebeu poucas doses. Pensamos que até o final de 2021 não estarão todos vacinados e o exercício financeiro continuará comprometido”, afirmou o vereador.
O presidente disse se preocupar com óbitos, mas também mostrou preocupação com as restrições atuais da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. “O pequeno comércio está sendo prejudicado e as consequências serão piores no futuro. Concordo com o jargão de que todo serviço é essencial, pois há redução de dinheiro no mercado, redução de arrecadação para o município e, consequentemente, de investimentos por parte da Prefeitura”, finalizou.

29 ANOS – Com relação ao aniversário de emancipação da cidade, Ronaldo Pereira diz ver uma evolução no município, mas destacou um desejo futuro. “Acho que a Hulha está sempre evoluindo dentro do possível. Hoje temos equipe de limpeza muito boa, mas a arrecadação e o que conseguimos de recursos dos outros entes é pouco. Temos que seguir trabalhando para melhorar cada vez mais. Meu sonho é tirar a poeira da frente da casa das pessoas através de calçamento. Meu sonho é ver toda a cidade calçada”, explanou o presidente parabenizando o município e a comunidade pelos 29 anos.
Nascido e criado em Hulha Negra, Schröder também falou sobre a cidade e fez comparações. “Comparo a cidade com dois outros locais – a Vila de São Sebastião, entre Dom Pedrito e Bagé, e Torrinhas, em Pinheiro Machado. Se Hulha Negra não tivesse se emancipado e contasse com estes 29 anos de administração direta não estaria na situação atual. Hoje temos saneamento básico, rede de água potável, avenida principal 100% concluída, iluminação pública que para os padrões do município é muito eficiente. Hulha Negra sempre foi muito humana e neste momento tem sido muito mais. Costumamos dizer que Hulha Negra é uma mãe solteira, ela faz tudo pelos seus filhos, aqui tu é uma identidade, uma pessoa, não apenas um número. Tenho orgulho de ser hulhanegrense de fazer parte de um povo respeitador”, parabenizou.

Comentários do Facebook