REPRESENTATIVIDADE REGIONAL

Prefeita de Pelotas assume a presidência da Azonasul

Prefeita Paula recebe a entidade das mãos do prefeito de Chuí Foto: Divulgação TP

A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) elegeu nesta sexta-feira (23) a sua nova presidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) foi eleita por aclamação para suceder o prefeito de Chuí, Marco Antonio Barbosa (UB) à frente da entidade. O processo eleitoral ocorreu dentro da normalidade, obedecendo o rodízio partidário, estabelecido pelos 23 prefeitos a cada início de mandato. A gestão da Azonasul é de um ano para oportunizar que um maior número de prefeitos assuma a presidência.

Na região de abrangência do TP impressa e digital, seis municípios fazem parte da entidade: Piratini, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Herval, Aceguá e Candiota.

A chapa eleita para a direção da Azonasul tem também o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro (MDB), como 1º vice-presidente, e a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi (UB), de São José do Norte, como 2º vice-presidente.

Em sua primeira fala como presidente, Paula exaltou a importância da gestão deste ano de 2024. “Vamos celebrar os 60 anos de atividades ininterruptas da nossa Azonasul. É uma honra presidir essa entidade suprapartidária que representa de maneira democrática os anseios das comunidades da região”, disse. Segundo a prefeita eleita, a Azonasul é uma lição de política e de democracia.

Um de seus objetivos à frente da associação é criar uma Agência de Desenvolvimento Regional, cujo escopo permeará dentro das pautas de saúde, educação, segurança e turismo, buscando alternativas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com a valorização das matrizes econômicas e potenciais da zona sul. As pautas em andamento, que impactam na competitividade regional, como o valor dos pedágios, as dificuldades nos atendimentos de saúde e o atraso das obras de duplicação da BR 116, trecho sul, também nortearão a nova gestão.

O ex-presidente Marco Antonio despediu-se do cargo e destacou o trabalho da sua gestão ao longo do último ano. “Não foi um ano fácil. Experimentamos os efeitos das mudanças climáticas, com episódios de chuvas intensas, granizo e seca afetando nossos municípios”, destacou, afirmando as ações coordenadas pela Azonasul para o enfrentamento das situações adversas e o retorno da normalidade.

SOBRE A AZONASUL

A Azonasul, fundada em 1964, reúne 23 municípios, atuando em defesa dos interesses da região e como um órgão de representatividade conjunta dos prefeitos e prefeitas.

Comentários do Facebook