COVID-19

Pedras Altas se destaca no Estado em transparência e cobertura vacinal

Segundo nota da Prefeitura, cidade chegou a 100% da cobertura vacinal em primeira dose Foto: Divulgação TP

Esta semana, Pedras Altas foi destaque estadual em função do processo de vacinação contra a Covid-19. Em estudo divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a cidade ficou entre as 10 únicas gaúchas que alçaram a nota máxima em transparência em seus sites sobre a vacinação. Novamente destaque, Pedras Altas alcançou nesta quinta-feira (19), segundo nota divulgada pela Prefeitura, 100% de cobertura vacinal entre a população vacinável.

TRANSPARÊNCIA – O TCE-RS divulgou na semana passada, os resultados preliminares da avaliação da transparência na vacinação contra a Covid-19. O objetivo é apresentar a situação da transparência das informações relativas à vacinação divulgadas pelos Executivos Municipais e Estadual em seus sites institucionais/portais de transparência. Conforme o TCE, no dia 28 de junho os gestores públicos foram notificados, por meio de ofício, sobre a realização da análise e um manual orientativo foi disponibilizado pelo TCE-RS, contendo os critérios que seriam avaliados, além de explicações sobre a importância da prestação de informações à cidadania e exemplos de boas práticas de transparência.

Foram 11 critérios avaliados, sendo o percentual médio de atendimento dos municípios de apenas 34%. No Executivo Estadual, foram atendidos 100% dos critérios. Na região, Pedras Altas alcançou todos os critérios tirando a nota 10. Bagé, Aceguá e Hulha Negra tiraram nota zero no estudo, Candiota nota 1,5 e Pinheiro Machado 1.

Em entrevista ao TP, o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, disse que a notícia foi recebida com muita alegria e satisfação. Ele parabenizou os servidores da Prefeitura pelos índices. “É um trabalho maravilhoso”, resumiu o prefeito.

O secretário de Saúde Celso Caetano falou em responsabilidade. “Pra nós enquanto governo alcançar a pontuação máxima na avaliação, atendendo a todos os critérios da análise de estudo do TCE-RS demonstra a responsabilidade na transparência das informações da Covid-19 para população”, destacou.

COBERTURA – Em comunicado na noite desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Pedras Altas informou que vacinou toda a sua população vacinável com a primeira dose contra a Covid-19. Com isso, segundo o comunicado, o município é o primeiro da Zona Sul do RS a atingir esta situação.

Para prefeito Bebeto Perdomo (Progressistas), muitas cidades anseiam pela oportunidade de vacinar a totalidade da sua população contra a Covid-19, mas afirma ele, Pedras Altas, desde início fez trabalho diferenciado no combate ao coronavírus e na vacinação. “Com muito orgulho encerramos vacinação de dose 1, deixando a equipe do COE, Secretaria Saúde e munícipes orgulhosos”, pontuou.

O secretário de Saúde, Celso Caetano, reforçou o esforço para cumprir todos os protocolos. Ele lembra que a cidade registrou 191 casos confirmados de Covid-19, dos quais 190 pacientes já recuperados, e com apenas um óbito. “Nossas equipes trabalham incansavelmente para podermos levar a vacina o quanto antes para nossa população sempre com o tema ‘Lugar de vacina é no braço’. Só tenho a agradecer a todos da equipe por mais essa meta alcançada de podermos imunizar com pelo menos a primeira dose nossa população”, comemorou Celso Caetano.

A diretora de Enfermagem, Marcela Mariani, afirmou que desde que o município recebeu o primeiro lote de doses de vacina, imediatamente se saiu em busca da população para imunizar o mais rápido possível. “Estamos também já realizando a dose 2 em nossa comunidade”, disse.

Comentários do Facebook