
Ana Lidia é contadora do município desde 2014 Foto: Samuel da Rosa/Assessoria PMHN
No município de Hulha Negra, como já era esperado, houve a primeira mudança de nomes no primeiro escalão de governo da gestão 2025/2028, do prefeito Fernando Campani e do vice André Araujo, o Bexiga. Como havia sido anunciado anteriormente, o então secretário de Finanças, Igor Ballejo Canto, deixou o cargo para assumir como titular na Secretaria criada pelo atual governo, a de Cultura, Desporto e Turismo
NOVA SECRETÁRIA
Contadora do município desde 2014, Ana Lidia de Oliveira Munhós ocupava o cargo de chefe da contabilidade e desde 2022, é membro do Conselho Nacional de Contabilidade Municipal (CNCM) sendo representante dos municípios de pequeno porte do Rio Grande do Sul.
Ao Tribuna do Pampa, ela falou sobre o convite para ser secretária. “O convite pra mim representou o reconhecimento profissional e serve para mostrar que temos muitos colegas concursados também capacitados para assumir as pastas em que trabalham, e espero que o exemplo do convite que foi oferecido pra mim sirva de incentivo para que tenhamos esse pessoal contribuindo para a gestão dos municípios”, afirmou.
SITUAÇÃO FINANCEIRA
Ana Lidia, que acompanha há 15 anos as contas da cidade, à pedido do jornal, falou sobre a situação financeira do município, estando a atual administração há cinco meses no governo. “É positiva, encerramos o exercício de 2024 com superávit e estamos conseguindo manter a arrecadação maior que a despesa”, destacou.
A secretária relembrou a concessão de reajuste salarial e a reforma administrativa realizada em 2025 como ações já concedidas. “Foi concedido o reajuste salarial no mês de fevereiro com o índice de 6,27% para todos os servidores; o vale alimentação teve reajuste de 16,66% passando para R$ 35 por dia trabalhado e também foi concedido o aumento no padrão salarial de algumas categorias que recebiam valor menor que o salário mínimo. Passamos por uma reforma administrativa e pretendemos manter essa situação confiável no que diz respeito as finanças municipais, honrando sempre o pagamento de salários e fornecedores com muita responsabilidade e observando os parâmetros legais”, apontou.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
Acerca de novas ações realizadas ao assumir a Finanças, Ana Lidia lembra que a administração está passando por uma fase de modernização com o implemento da Nota Fiscal Eletrônica (NFE). “Junto a outras ações voltadas ao meio tecnológico para que possamos ter mais eficiência e eficácia nos serviços oferecidos pelo município não só na área de finanças, mas englobando todas as ações municipais. Também estamos com um telefone de exclusivo do setor de tributos, o (53)997139535 com WhatsApp para facilitar o contato do contribuinte”, relatou a secretária, informando também que há a previsão de intensificação das ações da Secretaria para o segundo semestre de 2025 com a implantação da equipe volante do setor de Arrecadação, sem deixar de monitorar as necessidades que surgirem no decorrer do processo.