MAIO LARANJA

Mais de 700 crianças assistem a teatro com temática sobre prevenção ao abuso em Hulha Negra

Junto a demais ações, atividade educativa reuniu quatro Secretarias visando a proteção da infância e juventude

Secretária Cristiane destacou a união e intersetorialidade como ferramenta transformadora Foto: Fotos: Samuel da Rosa/Assessoria PMHN

Dentre as campanhas de conscientização em prol de uma causa, no mês de maio há o Maio Laranja – que faz alusão ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com data oficial da causa no dia 18 de maio.

Eventos direcionados principalmente a este público costumam acontecer nos municípios, com apoio ou realização do Conselho Tutelar e entidades ligadas à causa. Em Hulha Negra, na última segunda-feira (19), uma atividade contemplou alunos das redes municipal e estadual de ensino, ultrapassando 700 alunos somente da rede municipal.

A Secretaria de Educação, em parceria intersetorial com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Cultura, desenvolveu uma série de ações voltadas à conscientização, prevenção e proteção da infância e adolescência. “Encaminhamos às escolas um Documento Orientador, contendo diretrizes pedagógicas, reflexões e um drive estruturado com sugestões de propostas, vídeos e materiais de apoio, com o objetivo de subsidiar o trabalho dos educadores na abordagem do tema de forma sensível e responsável”, explicou a secretário Cristiane Pereira.

TEATRO SOCIAL

Uma das ações de destaque foi a apresentação teatral “No meu corpo, não”, realizada no Complexo ao lado da Secretaria de Assistência Social, com cinco sessões distribuídas entre manhã e tarde, atendendo alunos das redes municipal e estadual.

“A peça, conduzida de forma lúdica e impactante, promoveu a escuta, o diálogo e a conscientização, sendo muito bem recebida por estudantes, educadores e gestores escolares. É nosso dever, enquanto rede pública de ensino, abordar temas tão delicados como o abuso e a violência com seriedade, sensibilidade e responsabilidade. Acreditamos na força da intersetorialidade e na potência transformadora da educação e da cultura lúdica. Nosso compromisso, enquanto gestão, é seguir promovendo o conhecimento e o cuidado por meio de ações que envolvam toda a comunidade escolar e os demais setores da sociedade”, destacou a secretária de Educação.

SOBRE O TEATRO

O Teatro Social Tio Tony foi fundado em 1988 no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, inicialmente com o nome de Teatro Jovem de Montenegro, depois passou a ser conhecido como Cia de Teatro Tio Tony e mais tarde, Teatro Social ou Teatro Social Tio Tony.

Com uma proposta inovadora para o fazer teatral, atua em montagens de espetáculos temáticas voltados para o relacionamento humano. Seu principal objetivo é promover discussões e reflexões acerca das mudanças sociais necessárias, pelo uso da arte.

Mantém espetáculos circulantes abordando temas, que muitas vezes são tabus, com ética e respeito, dentre eles a violência contra mulheres e crianças, uso de drogas, bullying, preconceito racial, ecologia. Além disso, traz temas leves e encantadores, que renovam a esperança do público, com aventura de sonhadores solitários.

Espetáculo abordou de forma lúdica e atrativa o tema

As peças sobre abuso sexual “Quando O Segredo Gritar” para adolescentes e adultos e “No Meu Corpo Não” para crianças, são destaques.

‘No Meu Corpo Não’ é um espetáculo infantil interativo com a plateia, que aborda de forma lúdica e silenciosa o abuso infantil.

CAMINHADA

Uma caminhada alusiva a campanha Maio Laranja está marcada para a próxima segunda-feira, dia 2 de junho, com saída às 10h da frente da escola Monteiro Lobato, na avenida Getúlio Vargas, onde irá percorrer a avenida principal e finalizará em frente a escola.

O evento é uma realização do Conselho Tutelar de Hulha Negra, e além de alunos da rede municipal e estadual, vai contar com a participação das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

De acordo com a conselheira Denise Dourado Hosel, ainda dentro das ações alusivas ao 18 de maio, de Conscientização ao Combate e abuso sexual de crianças e adolescentes, também será realizado um pedágio de conscientização nesta sexta-feira (30) .

Sobre a caminhada a secretária de Educação complementa que serão apresentadas as materializações dos processos de aprendizagem desenvolvidos nas escolas ao longo do mês. “Essa atuação conjunta evidencia a importância do trabalho integrado entre as políticas públicas, reafirmando o papel da educação como espaço de acolhimento, conscientização e transformação social”.

* Matéria atualizada com relação ao impresso

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO 

 

Comentários do Facebook