ESCOLA JERÔNIMO
A escola estadual Jerônimo Mércio da Silveira, de Candiota, retomou as aulas após duas semanas de paralisação devido as condições precárias do prédio, que segue interditado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para não prejudicar ainda mais os cerca de 400 alunos e alunas da instituição, as aulas foram retomadas a princípio em três locais, mas agora estão concentradas em dois (Centro Cultural (foto) e escola infantil Pingo de Gente).
ESCOLA JERÔNIMO 2
Ainda é aguardado o trâmite burocrático, além das adequações estruturais para que as aulas da escola sejam transferidas provisoriamente para o prédio do antigo hotel, cedido pela Âmbar Energia. Também se aguarda a definição para uma ampla reforma nas dependências do prédio da escola, que como referido, está interditado por falta de condições estruturais e segurança.
ENSINO MÉDIO EM CANDIOTA
O vereador Gildo Feijó (MDB) protocolou esta semana na Câmara de Candiota, um pedido de criação de uma comissão especial para estudar a implantação do ensino médio na escola estadual Dario Lassance, localizada na sede do município. “Essa é uma demanda antiga da comunidade e uma necessidade urgente. Nossos jovens merecem estudar perto de casa, com qualidade e dignidade”, assinala o vereador.
FUNDAMENTAL EM CANDIOTA
Seria importante também e isso fica como sugestão, a criação de uma comissão para debater a construção de uma escola municipal de ensino fundamental na sede do município.
COMISSÃO EM CANDIOTA
Falando em comissões na Câmara de Candiota, foi criada esta semana a Comissão Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A proposição é do vereador Axel Costa (PT), que integra o organismo juntamente com os vereadores Adriano Revelante (MDB) e Léo Lopes (PSDB). “Um passo firme e necessário para que nós, homens, assumamos a responsabilidade de enfrentar esse problema estrutural”, assinalou Axel em suas redes sociais.
PAMPA DE GELO
Esta semana, como acontece nos invernos do Pampa, as cidades da região mudaram de nomes: Bagelo, Dom Gelito, Iceguá, Hulha Gelada, Cangelota, Pedras de Gelo Altas, Pinheiro Gelado, Gelorval, Gelotini.
UBS EM CANDIOTA
Começou a ser montado esta semana no centro de Candiota (foto), o canteiro de obras para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Com recursos do governo federal na casa de R$ 2 milhões, a obra é administrada e tem contrapartida da Prefeitura faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A futura UBS será erguida nos fundos do Centro de Saúde Mental (antigo Centro de Eventos). Na região, Pinheiro Machado também vai contar com uma unidade do mesmo porte e que também em breve estará em obras.
ASSESSORIA EM PINHEIRO
O jornalista Marcelo Duarte assumiu recentemente a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pinheiro Machado. Marcelo tem experiência em assessoramento, inclusive político. Além de jornalista, ele é produtor literário.
EMENDA EM CANDIOTA
O assessor da deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL), Leonardo Gam, entregou na última sexta-feira (20) ao secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes, o ofício comunicando que a parlamentar destinou uma emenda ao Orçamento da União, no valor de R$ 200 mil. A entrega foi no gabinete da Secretaria. O recurso, segundo o ofício, será destinado para o custeio da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade do Assentamento 20 de Agosto, no interior do município. Ainda participaram da entrega da emenda o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Luiz Flávio Abreu, o Kiki, e Larrisa Oliveira Dias.
ANIVERSARIANTES EM HULHA
A Câmara de Hulha Negra celebrou o aniversário dos servidores e parlamentares que completaram mais um ano de vida neste mês de junho: o motorista Flavio Farias, o advogado Bruno Cunha e os vereadores Luiz Gustavo Nunes Dias, Luciane Bandeira Piegas e Josias Vidarte.
CLIMA EM HULHA
Falando em Câmara de Hulha, dia desses, o clima esquentou na sessão Legislativa, especialmente entre os vereadores Josias Vidart (PSB, que preside a Câmara) e Diego Rodrigues (PP). O TP ficou sabendo que os ânimos já esfriaram.
METEOROLOGIA
O meteorologista Fernando Rafael postou em suas redes sociais o quanto o frio traz visibilidade para Pinheiro Machado. “Ainda creio que em algum momento, todo esforço meu e da gurizada da Meteorologia UFPel, que começou lá em 2017 com um projeto de extensão dentro da universidade e hoje segue sendo mantido por nós fora do meio acadêmico, através da manutenção das estações meteorológicas, seja reconhecida pelo poder público com apoio e incentivo. Pois precisamos disso para seguir mantendo os equipamentos operando e registrando as baixas temperaturas do município. Acredito que algum momento isso ocorrerá e que ao longo de todos esses anos, nosso esforço e paixão pela cidade e por outras próximas também sejam melhor aproveitadas para o turismo, agricultura e etc. Quando isso ocorrer, o sentimento será de dever cumprido!”, escreveu.
JÁ FOI CONTEÚDO NO IMPRESSO