PAPO DE REDAÇÃO – 04/JUL/2025

MARINO EM HULHA

O ressurgimento do MDB em Hulha Negra, tendo o assentado da reforma agrária, ex-petista e ex-dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marino De Bortoli a frente, não tem dúvidas que traz certa surpresa. Mas claro, para quem vinha acompanhando os posicionamentos de Marino nos últimos tempos, já havia percebido seu descolamento do PT e de pautas mais à esquerda. O ex-líder sem-terra sempre teve postura firme, inclusive com formação intelectual, contudo isso se modificou. Marino se volta a um novo espectro político agora. Vale lembrar, que ele é um dos líderes do Movimento SOS Agro, que pede a securitização das dívidas dos agricultores gaúchos.

ENSINO MÉDIO EM CANDIOTA

Foi formada, a pedido do vereador Gildo Feijó (MDB), uma comissão externa na Câmara de Candiota para debater a possibilidade de implantação do ensino médio na escola estadual Dario Lassance. A comissão é formada por Gildo, Hulda Alves (MDB) e Marcelo Belmudes (PT).

PARA MULHERES EM CANDIOTA

A vereadora candiotense Hulda Alves (MDB), que propôs a criação da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial no município e tem o fim da violência contra as mulheres como uma das principais bandeiras de seu mandato, propôs esta semana, quatro anteprojetos de leis neste sentido. Ela propôs a instituição em março de cada ano, do mês da mulher no município; o agosto lilás, em agosto, dedicado ao combate a violência; o programa municipal de defesa pessoal das mulheres em situação de violência e a criação do programa ‘Te liga, menina’, voltado para crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social e educacional. 

CURSO EM CANDIOTA

A Casa do Artesão em Candiota (CAC) abriu nesta semana, as inscrições para o curso de Introdução a Costura e Transformação de Peças do Vestuário. Segundo a coordenadora Adriana Langort, são 15 vagas disponíveis sendo que as aulas acontecem de 14 a 17 de julho, a partir das 8h.  O curso que tem realização da Prefeitura de Candiota, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Candiota, será realizado na Casa do Artesão, localizada na avenida Luiz Chirivino, ao lado da Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na sede do município. Os interessados poderão realizar sua inscrição diretamente da Casa do Artesão, das 8h às 14h36, ou pelo fone/whats (53) 999241069, com Adriana.

CALÇADAS EM CANDIOTA

A questão das calçadas ou passeios públicos em Candiota há muito pede soluções e um programa municipal. O vereador Marcelo Belmudes (PT) entrou com um anteprojeto de lei prevendo isenção de IPTU para quem construir ou já tiver implantado em frente a sua casa ou comércio. A proposição de fato estimula o debate, mas como dito, isso precisa ser bem amarrado dentro de um programa local, pois, especialmente a sede do município, além de precariedade das estruturas e em muitos locais sequer existir, tem o fato das ruas estreitas – recentemente abordado aqui na coluna. 

CALÇADAS EM CANDIOTA 2

Como até hoje não teve uma regulamentação e fiscalização, as poucas calçadas existentes não seguem critérios estéticos ou padronização. Se fizer uma recorrida rápida, se verifica que há passeios de tudo quanto é tipo na cidade, desde cimento puro, passando por lajotas, pisos cerâmicos, blocos intertravados e claro, de grama ou terra. Em várias cidades pelo Brasil afora, as prefeituras estabelecem dois ou três modelos bem claros e fáceis do ponto de vista estético, arquitetônico e de engenharia para serem seguidos (inclusive, modelos mais simples em áreas afastadas do centro – as periferias), isentando como proposto pelo vereador a quem toma a iniciativa, mas também, sendo a própria prefeitura a construtora de calçadas nos locais onde os proprietários dos imóveis não se mexem, fazendo o movimento contrário de cobrança juntamente ao IPTU (pode ser negociável em prestações).

CALÇADAS EM CANDIOTA 3

Combinado com uma política pública de calçadas é preciso também ter um programa municipal de arborização urbana (com espécies adequadas), pois Candiota se ressente e muito da falta de árvores ao longo das vias, novamente, em especial, na sede do município. No verão, as poucas árvores na localidade são disputadas quase que a tapas pelos motoristas de veículos que buscam uma sombra para estacionar.

PEDRAS ALTAS NO CADIN

Na sessão ordinária do dia 23 de junho, da Câmara de Pedras Altas, uma resposta do gabinete da prefeita Viviane Albuquerque, a Veca (PP), ao pedido de informação do vereador Marco Antônio Machado Costa, o Marcola (PT), confirmou que o município está no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) – uma espécie de SPC do governo federal, composto de banco de dados que registra informações sobre pessoas físicas e jurídicas com débitos não pagos para com órgãos e entidades públicas federais. Ele funciona como um registro de inadimplência e pode afetar a obtenção de benefícios, financiamentos e outros serviços públicos. 

PEDRAS ALTAS NO CADIN 2

Na explicação, a Prefeitura informa que a administração está no Cadin em função de dois convênios que tiveram pendências nas prestações de contas de 2023 e que um deles já foi providenciada a devolução de valores e dado prosseguimento na prestação de contas. O outro a Prefeitura está no aguardo da análise das documentações solicitadas.  

LENÇO PINK EM PEDRAS

Em Pedras Altas já é tradicional a realização da Cavalgada do Lenço Pink, organizada por um grupo de mulheres em alusão a campanha Outubro Rosa, em alerta preventivo ao câncer de mama e colo do útero. Em 2025, conforme repassado ao TP por uma das organizadoras, Elenice Mendes, a cavalgada, que acontece em sua 6ª edição, será no dia 11 de outubro.

IPE SAÚDE EM PINHEIRO

A bancada do PDT na Câmara de Pinheiro Machado, formada pelos vereadores André Madruga e Mateus Garcia, entrou com emendas modificativas ao texto original do projeto de lei 051/2025, de autoria do Executivo, que institui o auxílio saúde aos servidores públicos municipais para fins de contribuição ao plano de assistência à saúde (IPE Saúde). O vereador André questionou na tribuna esta semana, os valores oferecidos pela Prefeitura e também a questão da exclusão dos dependentes. Ele também apontou que poderia ter sido pedido o prazo de 60 dias para melhor análise.

IPE SAÚDE NA REGIÃO

Assim como Candiota, a Prefeitura de Pedras Altas pediu a prorrogação do prazo de 60 dias para implantar as mudanças da nova tabela do IPE Saúde. Já em Bagé, a Câmara aprovou esta semana o projeto de lei do Executivo e em Hulha Negra o projeto tramita no Legislativo. A Câmara de Candiota já encaminhou o novo convênio para seus funcionários.

SAMU CANDIOTA

O gerente Administrativo do Pronto Atendimento 24h e do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) de Candiota, Deivid Blank, está divulgando um número de telefone alternativo para o atendimento do SAMU, tendo em vista a troca de central telefônica na Central de Regulação em Bagé – a qual Candiota é subordinada. O 192 está sofrendo instabilidade e às vezes não funciona, e quando isso acontecer, basta ligar para o (53) 99998-6283. “Assim que restabelecer plenamente o 192, a comunidade será comunicada”, disse ele.

DOAÇÕES EM CANDIOTA

A Central de Arrecadação e Distribuição de Candiota, que faz o manejo de roupas, calçados e cobertas para entregar a quem mais precisa para enfrentar este inverno rigoroso que estamos passando, faz um apelo encarecido à comunidade, que continue doando e sendo solidária, porém evite materiais de descarte ou até mesmo lixo. Segundo o TP apurou, até roupa íntima suja já foi encontrada em meio as doações. Outro apelo é para que haja mais oferta de cobertores.

LUTO EM BAGÉ

Faleceu em Bagé na fria madrugada da última terça-feira (1º), o ex-vice-prefeito de Bagé, Sapiran Coutinho de Brito, o Sapiran Brito, aos 78 anos. Artista, escritor e produtor cultural, Sapiran foi um dos idealizadores da Casa de Cultura Pedro Waine. Foi secretário de Cultura em várias gestões, além de atuar em vários filmes, como Legalidade, onde interpretou o seu líder político, Leonel Brizola e foi dirigido pelo seu filho, o cineasta Zeca Brito, que é o atual secretário de Cultura do município.

JÁ FOI CONTEÚDO NO IMPRESSO

 

Comentários do Facebook