BELEZA

Soberana do Turismo do Pampa Gaúcho fica entre as Top 8 do Estado

Eduarda Dias representou a região no evento estadual Foto: Divulgação

De 10 a 13 de julho, os municípios que integram o Pampa Gaúcho estiveram representados no Concurso Estadual Soberana do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul 2025. O evento aconteceu na cidade de Guaporé, na Serra Gaúcha, e a região do Pampa foi representada pela bageense Eduarda Dias – maquiadora, manicure, professora de ballet clássico, formada pelo Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) e atleta de vôlei pela escola Sulvôlei. Atualmente cursa faculdade de Fonoaudiologia pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp).

Soberana do Turismo de Bagé eleita em 2024 e, posteriormente do Turismo do Pampa Gaúcho, Eduarda, que é natural de Bagé e tem 18 anos, concorreu junto a outras 16 soberanas de diverentes regiões do Estado, ficando classificada entre as oito no RS. Durante os dias do concurso, as candidatas apresentaram seus trajes típicos e suas regiões, foram entrevistadas individualmente pelos jurados, realizaram vários passeios aos pontos turísticos e visitas aos patrocinadores, além dos desfiles de passarela.

Ao TP, a jovem falou sobre a experiência de participar do concurso. “Vivi dias incríveis, momentos que me serviram de aprendizagem e crescimento, não somente cultural, mas também pessoal e profissional. Volto para o nosso Pampa com conhecimentos de diversas regiões, etnias e culturas. Conheci novos hábitos, tradições e histórias, mas também fiz nosso Pampa reconhecido, carreguei comigo toda a nossa história, nossas tradições, nossa cultura, nossa gastronomia e o que há de mais belo em nosso Pampa Gaúcho, que oferece um roteiro enogastronômico marcante, assim como nosso tradicional churrasco de chão”.

A região do Pampa Gaúcho é formada pelos municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana do Livramento. Ao jornal, a coordenadora do concurso na região, Mariane Carvalho, que também é turismóloga, guia de Turismo e presidente do Conselho de Turismo de Bagé e da Associação do Guias de Turismo de Bagé e da Fronteira Oeste, disse que ‘Eduarda levou com orgulho a força e beleza da região ao Estado, com o compromisso de fortalecer e promover o turismo na região’.

Jovem bageense levou o nome de 11 municípios para o concurso na cidade de Guaporé

SOBRE O CONCURSO

O concurso Soberana do Turismo do RS tem por objetivo mobilizar as regiões oportunizando que todos tenham representatividade propagando as potencialidades peculiaridades e identidades locais. O evento mobilizou as 28 regiões, além da capital Porto Alegre, com resgate da autoestima das suas localidades através da beleza da mulher, onde representantes estiveram promovendo, estudando e divulgando as suas regiões, gerando um importante legado de multiplicação de conhecimentos e experiências.

Na cerimônia de coroação, Vitória Eduarda Tremarin Grando, da região Uva e Vinho, foi coroada rainha do Turismo RS 2025; Jennifer Lopes, do Litoral Norte, como 1ª princesa; e Eduarda Dahm, do Vale do Taquari, 2ª princesa.

O Concurso é de marca e propriedade de Lucca Rossi, vice-presidente da Associação de Colunistas do RS (ACORS), também diretor da Federação Brasileira dos Colunistas (Febracos).

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

 

Comentários do Facebook