REFLEXÕES IMPRESSAS

Colunista do TP lança livro com artigos publicados no jornal

Autor do livro, Guilherme Barcelos Foto: Divulgação

Já está disponível para aquisição o livro intitulado ‘Reflexões Impressas’, de autoria do colunista do Tribuna do Pampa, o doutor em Direito Constitucional, sócio-fundador da Barcelos Alarcon Advogados, o bageense Guilherme Barcelos, que reside atualmente em Brasília, capital do país.

O livro Reflexões Impressas, segundo Barcelos, surgiu após uma análise da quantidade de colunas já publicadas no jornal. Ele escreve semanalmente desde 2021, um artigo para a edição impressa, conteúdo que depois é também republicado através do site www.tribunadopampa.com.br. “O tempo tem corrido com uma dinâmica bem considerável. O que vemos hoje em dia é basicamente a teoria da relatividade de Einstein na prática. Ocorre que escrevo no TP desde o segundo semestre de 2021 e nunca havia parado para refletir acerca do quanto de conteúdo já havíamos conseguido gerar a partir dessa honrosa parceria, até que parei para ver. Eram mais de 150 colunas com temas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Democracia, História Política e História do Direito e Direito e Literatura. E isso, saltou aos meus olhos de pronto, poderia dar um bom livro. Assim foi feito”, explicou.

Questionado sobre o que representa ver as colunas opinativas em uma obra que pode ser adquirida pela população, indo além das páginas do TP, Guilherme disse ser motivo de satisfação, pois é um grande admirador dos veículos tradicionais de imprensa, especialmente o jornal impresso e o rádio. “Escrever semanalmente em um jornal de repercussão, tal como é o Tribuna do Pampa, já é motivo de muita satisfação para mim. Poderíamos ir além, no entanto, e assim o fizemos. Portanto, se eu pudesse resumir esse livro, o faria em dois sentidos: o primeiro, que ele representa o ato de condensar tudo o que já escrevi neste jornal, sendo um importante instrumento de materialização do meu próprio pensamento acerca de temas dos mais variados inerentes ao direito, à política, à democracia, à história do direito e à história política; o segundo, mas não menos importante, é o fato de este livro representar uma união minha e um importante impresso do Estado do Rio Grande do Sul, de modo que, a partir desta obra, não levarei apenas o que penso, mas o jornal em si e, além disso, uma defesa firme daquilo que considero como um grande pilar civilizatório: a liberdade de imprensa, atrelada à liberdade de expressão do pensamento”, destacou.

SOBRE A OBRA

O livro Reflexões Impressas conta com 324 páginas, sendo dividido em cinco partes. O autor explica que a escolha das colunas para integrar a obra aconteceu de forma natural, ficando poucas de fora do contexto. “O livro já estava pronto, eis a verdade. Coube-me, a partir do que já tínhamos escrito junto ao jornal, dividir os temas, algo que foi relativamente fácil, e escolher as colunas para compor cada parte do livro. Cada tema é uma parte do livro e as colunas foram se encaixando a partir daí. Já estava tudo pronto, só nos coube organizar mesmo. Pouquíssimas colunas ficaram de fora, número que cabe nos dedos de uma mão. E só foram excluídas algumas por conta da ausência de pertinência temática mesmo. Teríamos que abrir um novo tópico para essas poucas e mesmo assim ficariam deslocadas. No mais, o conteúdo das colunas não foi alterado, procuramos manter a mais perfeita fidelidade para com o que foi escrito junto ao TP”.

O Reflexões Impressas possui produção editorial da Habitus Editora;  Israel Vilela como editor responsável e capa e diagramação de Carla Botto de Barros.

A primeira tiragem é de mil exemplares. A obra já se encontra disponível nos sites da editora Habitus e da Amazon e segundo o autor, há tratativas para que ocorram eventos de lançamento, do livro, onde poderá ocorrer aquisição de forma presencial.

SOBRE O AUTOR

Guilherme Barcelos é doutor em Direito Constitucional (IDP/DF), mestre em Direito Público (Unisinos/RS), especialista em Direito Constitucional e Eleitoral (ABDCONST), professor da Pós-graduação em Direito Eleitoral da UERJ/RJ, membro-fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), advogado e sócio-fundador da Barcelos Alarcon Advogados. Guilherme é filho do também advogado bageense, Elton Barcelos, ex-secretário de Saúde de Hulha Negra.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook