ESPECIAL DIA DAS MÃES

A doce espera de uma mamãe de primeira viagem

O trabalho e os preparativos em meio à pandemia do novo coronavírus

 

Raíssa aguarda a chegada da pequena Heloísa Foto: Divulgação TP

O próximo domingo (10), o segundo de maio, Dia das Mães, tem tudo para ficar na memória da população. Será uma data diferente, marcada principalmente pelo isolamento e pela necessidade de mães e filhos estarem em casa devido às restrições impostas diante do novo coronavírus. Para alguns não será uma data tão especial, mas para outros sim, pois em razão do isolamen­to, será um dia de saudade.

Como forma de homenagear todas as mães por seu dia, o Tribuna do Pampa traz a história de uma “mãe de primeira viagem” e que irá passar a data com seu bebê ainda no ventre. A personagem desta história é a jor­nalista Raíssa Vargas, que espera a Heloísa.

Com 33 semanas de gestação, Raíssa contou via WhatsApp à reportagem do TP, que a descoberta da gravidez foi um susto, tanto pelo trabalho como logo em seguida pela pandemia. “A maternidade sempre foi um sonho pra mim, mas confesso que não foi planejada. Me assustei, pois a bebê nascerá em um ano onde eu tenho muito trabalho, já que trabalho com política e é ano de eleições. Para completar, o mundo inteiro foi pego de surpresa com a pandemia do coronavírus, onde vivemos em meio às incertezas e principalmente com medo de contágio, já que gestantes estão no grupo de risco e Bagé, cidade onde realizo o pré­-natal, teve tantos casos confirmados logo de início”, conta.

Questionada sobre as mudanças com rela­ção ao trabalho por se enquadrar no grupo de risco de contágio da Covid-19, ela disse ter iniciado uma rotina em regime de home office. “Logo que foi decretado o isolamento social fiquei trabalhando de casa, mas hoje por ver que a situação está controlada no município trabalho presencialmente três vezes por semana com os devidos cuidados – usando máscara e álcool gel sempre que necessário e evito atividades externas, até mesmo no dia a dia como ir ao mercado, por exemplo”, relata.

Sobre o primeiro Dia das Mães, Raíssa conta estar muito feliz por realizar seu grande sonho. “Apesar do susto e do caos que vivemos em função da pandemia, conto os dias para a chegada da nossa He­loísa. Tenho muita sorte em ter uma família que me apoia e um parceiro como o João ao meu lado, pois ele participa de todas as decisões e praticamente de todas as consul­tas. Agora no meu primeiro dia das Mães, mesmo com ela ainda em meu ventre, sinto um misto de sentimentos. Ansiedade por ver ela logo e gratidão por gerar uma vida”, enfatiza a futura mamãe, que também faz uma homenagem a própria mãe. “Tenho uma mãe incrível, que considero minha melhor amiga, quero me espelhar nela para educar minha filha”.

Ainda falando em adaptações devido à pandemia, a jornalista citou as compras do enxoval da bebê e consultas que precisaram sofrer alterações. “O enxoval foi comprado praticamente todo pela internet. Como descobri o sexo apenas em março e logo em seguida estourou a pandemia, acabei realizando as compras necessárias pela internet. As consultas também vinham sendo online, no entanto, como já estou na reta final da gravidez terei que fazer as consultas de forma presencial, mas também com todo o cuidado”, contou ao TP.

Futura mamãe compartilhou com o TP os primeiros sapatinhos da bebê Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook