A juventude e as eleições

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Nos últimos 15 anos, muitas coisas aconteceram na área educacional, na re­gião, que facilitaram a vida dos jovens. Lembrarei algu­mas, apenas porque tenho notado que algumas pesso­as esquecem com rapidez impressionante de quase tudo.

A Universidade Fede­ral do Pampa (Unipampa) foi criada em 11/01/2008, como Fundação Universidade Federal do Pampa, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação era Fernando Haddad.

O sistema Universidade Aberta do Brasil foi instituído em 2005, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e o Polo Universitário de Hulha Negra foi inaugurado em 2007. O ministro da Educação era Fernando Haddad.

Depois das emancipações, o acesso à universidade e as usinas termelétricas foram os grandes avanços regio­nais, nas áreas da educação e infraestrutura. Muitos jovens que não teriam acesso à universidade podem realizar seus cursos em instituições de nível superior com custos míni­mos. Muitas vidas mudaram seus rumos em razão dessas possibilidades.

Com o avanço no nível médio da educação da socie­dade, era de se esperar que muitos jovens enveredassem pelo caminho da ocupação de cargos representativos, políticos. Porém, parece que isto não acontece. E onde acontece, nem de longe na proporção que deveria.

Hoje, entre os postulantes aos cargos de vereadores, prefeito e vice, a ampla maioria deveria ter formação universitária. A quantidade de anos de estudo é um diferencial, ainda que alguns “catedráticos” sejam vistos como inúteis. Esta, porém, não é a regra.

Leonel Brizola já dizia que a maior causa dos grandes prejuízos à nação é a ignorância.

Em Hulha Negra, sem novidades, Renato Machado e Fernando Campani (se o PT confirmar este nome, pode ser Marino de Bortoli) disputam a Prefeitura. Disputaram a primeira vez em 1996. Renato Machado vai para a sétima eleição na chapa majoritária, como candidato a prefeito ou vice.Nas disputas anteriores ganhou quatro e perdeu duas. Campani concorre a prefeito pela terceira vez. Nas anteriores venceu uma e perdeu uma.

Em Pinheiro Machado, o novo poderá ser o velho.Carlos Ernesto Betiollo, que se for eleito poderá notar que nada será como antes.

Em Candiota, os que se habilitarem a ser a terceira via concorrerão com o prefeito e o ex-prefeito, Adriano e Folador, na ingrata missão de enfrentar candidatos que já administraram centenas de milhões de reais e que muitas coisas realizaram.

Como se pode ver, a escolada juventude poderá continuar assistindo o poder sendo exercido pelos nossos velhos conhecidos.

Comentários do Facebook