LÍQUIDO PRECIOSO

Abastecimento de água já está normalizado na Cidade de Candiota

Nesta quinta-feira (4), empresa começou a instalar o novo transformador para alimentar de energia a nova ETA

Nesta quinta-feira (4), empresa começou a instalar o novo transformador para alimentar de energia a nova ETA Foto: Divulgação TP

Os moradores da Cidade de Candiota (sede do município) e assentamentos que possuem canalização, ficaram sem abastecimento de água por praticamente dois dias. Segundo relato feito pelo Setor de Saneamento do município, os fatores que levaram a interrupção no abastecimento foram o consumo elevado aliado a quedas de energia.

O chefe do Setor, Márcio Lopes, explica que o sistema atual não possui capacidade para tolerar um consumo tão alto e por isso ele entra em colapso. “Se tivéssemos hidrometria, talvez o consumo não seria neste volume, pois produzimos mais água tratada do que Pinheiro Machado e mesmo assim não é suficiente”, lamenta ele.

No final da tarde desta quinta-feira (4), o sistema já estava em plena recuperação, sendo que a expectativa é que até esta sexta-feira (5), todo ele esteja a pleno. “Neste momento (final da tarde de quinta), somente locais mais altos, com redes mais finas ou pontas de redes é que não ainda estavam sem água”, assinalou Márcio.

Novamente, a Prefeitura está pedindo para que as pessoas tenham racionalidade no uso da água, sendo que há um decreto em vigor, que pode, em determinados casos gerar até multas aos usuários em caso de desperdício comprovado.

NOVA ETA – A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na Cidade de Candiota já está 100% concluída. Nesta quinta-feira (4), a empresa responsável confirmou que até o dia 20 deste mês estará com a instalação de um novo transformador de energia elétrica terminada, pois o atual não possui capacidade para alimentar as máquinas mais potentes da nova ETA.

Indagado pelo TP se a nova unidade irá por fim aos problemas de falta de água no principal núcleo urbano de Candiota, o chefe do Setor de Saneamento foi cético, afirmando que isso só será resolvido quando houver a instalação dos hidrômetros – medida esta que já está autorizada pela Câmara de Vereadores.

Comentários do Facebook