
No ato, as autoridades reforçaram a importância
da educação ambiental Foto: Gislene Farion TP
Candiota aproveitou esta quarta-feira (5) para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e dar início a abertura da programação especial em alusão à data. De acordo com a comissão organizadora, a Semana Municipal de Meio Ambiente visa promover um espaço para discussão e reflexão sobre as problemáticas ambientais nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Até esta sexta-feira (7) serão apresentadas palestras, oficinas práticas, cinema, trilhas e apresentações artísticas.
A cerimônia, que reuniu estudantes e professores no Ginásio Dario Lassance, contou ainda com a presença do prefeito Adriano dos Santos; do representante do poder Legislativo, Fabrício Moraes (MDB); da secretária de Meio Ambiente de Candiota, Cristiane Cechini; do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Humberto Alves; bem como do gerente de operação da empresa Copelmi Mineração, Nelson Kadel.
Para o gestor candiotense, promover atividades que atentam para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é peça-chave para garantir um futuro de qualidade. “Acredito que não seria tão brilhante a Semana do Meio Ambiente se nós não conseguíssemos mobilizar esse grupo, junto aos professores realizam esse importante debate, que vai formar consciência, levar o exemplo para casa e mostrar a importância da educação ambiental que são os nossos meninos e meninas”, disse Adriano.

Nelson Kadel (E) e Rafael Goelzer lançaram
o projeto “Candiota Sustentável” Foto: Gislene Farion TP
CANDIOTA SUSTENTÁVEL – Na oportunidade, Nelson Kadel, da Copelmi, acompanhado do diretor de relacionamento com o mercado da Quinta da Estância, Rafael Goelzer, lançaram oficialmente o projeto “Candiota Sustentável, um aprendizado vivencial”. A escola com melhor desempenho nas atividades será agraciada com um passeio na Quinta da Estância, em Viamão, com alimentação, atividades educacionais e troféu.
Segundo Rafael, o objetivo é a sensibilização e a conscientização das comunidades escolares, abordando questões ambientais, visando uma educação voltada para a sustentabilidade. “Vamos trabalhar com todas as escolas de Candiota, municipais e estaduais, realizando um total de 80 oficinas e 20 saídas técnicas. Para isso, contamos com a participação das crianças para pensar e agir de modo a fazer a diferença. Isso tudo é para que eles entendam que somos todos protagonistas na questão ambiental”, destacou.
Para Nelson, responsável pelo projeto, a proposta é o resumo de tudo o que acreditam e voltada às preocupações com o meio ambiente. “Esse projeto foi feito para as crianças e pensado nelas para que possam ser agentes transformadores do futuro. É assim que vamos poder criar uma Candiota mais sustentável”, disse. Conforme informaram, esse é o primeiro projeto de Educação Ambiental do Brasil já adaptado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que as escolas terão que implantar a partir do próximo ano.
GINCANA – Durante a cerimônia de abertura, o público conheceu a escola vencedora da gincana estudantil proposta pela comissão organizadora da Semana do Meio Ambiente – com mais pontos alcançados, a Escolinha Gente Inocente garantiu o 1º lugar da competição. Para levar o prêmio e o troféu, os alunos foram desafiados a arrecadar o maior número de garrafas pet e tampinhas.

A Escolinha Gente Inocente foi a campeã da gincana Foto: Gislene Farion TP
Conforme contou a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Cechini, a parceria com o Gabinete da Primeira Dama e as Secretarias de Educação e Assistência Social, visa conscientizar para um trabalho de reciclagem. “As pets que foram colhidas pelas escolas vão ser transformadas e utilizadas para a decoração natalina nas ruas da nossa cidade. Todos vamos poder ver, lá no fim do ano, o resultado desse grande trabalho em equipe”.
Ainda segundo Cristiane, realmente o destaque foi a comunidade escolar que se mostrou engajada na tarefa proposta pela organização do evento. “Pensamos essas atividades baseadas justamente nas escolas porque as crianças são os multiplicadores de ideias. As escolas são bem parceiras e se engajaram maciçamente na nossa ideia”, finalizou.
RESULTADO DA GINCANA
1º lugar – Escolinha Gente Inocente
2º lugar – Escolinha Gente Feliz
3º lugar – Escola 8 de Agosto
4º lugar – Escola Odete Lazzare Correa
SUPERAÇÃO – Seja a pé, de bicicleta ou até mesmo a cavalo, os alunos da 8 de Agosto se mantiveram empenhados na arrecadação de material para garantir um lugar entre os primeiros colocados da gincana estudantil. O reconhecimento de fato veio quando o resultado foi divulgado e o grupo de meninos e meninas da escola rural ficou com o 3º lugar.

Os alunos da Escola 8 de Agosto garantiram o 3º lugar Foto: Divulgação TP
Até poucas semanas os 242 alunos estavam sem aulas por falta de transporte escolar, de responsabilidade do Estado. Durante um mês inteiro, muitos deles não tinham como percorrer os 40km diários para estudar e as aulas precisaram ser suspensas. Quando retornaram estavam diante de um desafio: arrecadar garrafas e tampinhas. E lá foram eles.
Para o professor e incentivador, Marcos Aurélio Reis, todo o comprometimento do grupo valeu a pena. “Nossos alunos são a razão de termos trabalho, então precisamos buscar melhorar a cada dia para que a escola seja um lugar harmonioso e de aprendizagem. A luta é diária, cada um chega de um contexto diferente, e cabe à escola se empenhar para que tenhamos uma boa relação entre todos”, disse. As professoras Ivania Azevedo e Lucilene Vargas também estiveram engajadas na arrecadação – que envolveu os três níveis de ensino do educandário.