PIONEIRO NO BRASIL

Aceguá implanta energia solar em paradas de ônibus

Intenção é que todas as paradas tenham o sistema em um ano

Intenção é que todas as paradas tenham o sistema em um ano Foto: Divulgação TP

O município de Aceguá, conhecido também como “Princesa da Fronteira”, implantou, recentemente, o projeto de energia solar em paradas de ônibus. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Auster de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino e a prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Executivo, o novo sistema teve sua instalação em três pontos específicos de Aceguá, os quais já estão em funcionamento. Dois aparelhos estão localizados na área rural, na localidade da Tábua, entroncamento da BR -153 com a ERS – 647 e um na área urbana, na entrada da cidade.

Segundo os engenheiros do Instituto, Rodrigo Dorado e Ronaldo Oliveira, o município é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar para iluminação em paradas de ônibus rurais.  Os técnicos explicam que o sistema utiliza lâmpadas próprias desenvolvidas para essa finalidade e que não são encontradas no mercado. “O projeto tem um sistema de controle inteligente, ou seja, pode ser programado para ligar e desligar em horários e dias específicos, aumentando sua vida útil, inicialmente estimada em até cinco anos”, dizem os engenheiros.

Para os ligados na tecnologia, as paradas contam, ainda, com entrada USB e capacidade para carregar celulares, notebooks ou tablets, durante 24 horas. Conforme o instituto, mais seis paradas poderão ser beneficiadas com o sistema a curto prazo. Em um ano, a equipe técnica estima que todas as paradas ofereçam o sistema.

O PROJETO – Pesquisas iniciaram em 2011 sobre a utilização de energias renováveis, cujas foram colocadas em execução em 2014. Em novembro do ano passado surgiu a idéia de colocar em prática um projeto de iluminação de forma eficiente e de baixo custo em locais de Aceguá que não possuem ligação de energia elétrica. Já em dezembro de 2015, os engenheiros do Instituto apresentaram o trabalho que faria virar realidade a iluminação 100% sustentável com a utilização de energia solar.

Comentários do Facebook