A manhã desta sexta-feira (16) foi de novas manifestações por parte dos produtores rurais em Hulha Negra. Por cerca de 1h30, a avenida Getúlio Vargas e os acessos as agências do Sicredi e Banrisul foram bloqueados na cidade como forma de protesto.
De acordo com um dos organizadores, o produtor Marino De Bortoli, a medida foi tomada em razão da falta de respostas concretas por parte do governo federal em auxílio à categoria que tem sofrido com as ações climáticas, inicialmente com estiagem e neste ano de 2024, pelas chuvas que ocasionaram enormes perdas na produção.
“Estamos em processo de luta. Ainda não temos uma resposta concreta do governo, algumas decisões ficaram para terça ou quarta-feira ainda. Está bastante complicada nossa situação e por isso vamos nos manter mobilizados que a gente consiga um resultado final. A manifestação em frente os bancos ocorreu porque são entidades que atuam com os créditos e recursos para a agricultura. Nosso objetivo é que os bancos se sensibilizem com nossa situação, para que todos consigam resolver a situação de endividamento e tocar uma nova safra para frente”, expôs.
NOVOS BLOQUEIOS
Após desmobilizar da frente das agências, o grupo seguiu em direção ao trevo de acesso a Hulha Negra, local que já tem sido palco de manifestações da categoria. Segundo informado ao TP, uma assembleia estava programada para acontecer para a tomada de novas decisões, mas não está descartada a realização de novo bloqueio na BR-293.