Desde que o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Bacia do Rio Jagurão (Cideja) foi fundado em 2010, que a entidade é presidida pelo mandatário de Candiota. Foi assim com Luiz Carlos Folador (PT) durante seis anos e agora seguirá pelos próximos dois anos, com o prefeito Adriano dos Santos (PT).
A escolha por aclamação aconteceu em assembleia realizada neste dia 2 de janeiro, entretanto a escolha se deu ainda em dezembro, quando os prefeitos eleitos se reuniram na sede do Cideja e decidiram por Adriano. A diretoria do Cideja ainda tem o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB), como vice-presidente e de Hulha Negra, Renato Machado (PP) como tesoureiro. Os outros quatro prefeitos dos municípios integrantes do consórcio compõem o Conselho Deliberativo: de Herval, Rubem Dari Wilhelsen (PSDB); de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa (PDT); de Aceguá, Gerhard Martens (PSDB), e de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves (PDT).
Também foram escolhidos para o biênio 2017-2018, as comissões de licitação, controle interno e inventariante.
METAS – Para o novo presidente do Cideja, entre as principais metas, não apenas para os próximos dois anos, mas sim para os quatro, são a aquisição de uma usina asfáltica, a compra consorciada de medicamentos e um projeto para a modernização da iluminação pública em todos os sete municípios do consórcio. “O Cideja é uma ferramenta fundamental para a construção de políticas públicas que busquem o desenvolvimento em nível regional. Vamos fortalecer o consórcio e perseguirmos estas grandes metas durante nossa gestão, somando esforços com todos os prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que fazem parte”, resume Adriano.