TP NA WEB

Agora para o mundo

Veículo de comunicação acompanha as novas tecnologias e passa oferecer conteúdo jornalístico também nas plataformas digitais

O site se adapta a todas as plataformas

O site se adapta a todas as plataformas Foto: J. André TP

As tecnologias estão em alta no mercado e a forma de fazer jornalismo se tornou mais dinâmica. A notícia está chegando mais rápida ao leitor, seja pelas redes sociais ou outras plataformas. Produzir conteúdo jornalístico se tornou um desafio atualmente com tantas opções e formas de divulgação. Neste sentido, acompanhar o mercado das tecnologias e oferecer uma produção com qualidade e dinâmica, o Jornal Tribuna do Pampa inova a partir deste sábado, 23, com notícias da região em uma plataforma digital, através de um portal de notícias. O site www.tribunadompampa.com.br já está no ar e se encontra em fase de testes técnicos.

A inovação faz parte de um estudo da empresa De Marca Jornal e Editora Ltda, proprietária do jornal, a qual também possui outros produtos, como a revisa Pampa Magazine e o Guia Telefônico Comercial e Institucional Tá na Mão do Pampa. A empresa analisou a forma de como seria o portal no dia a dia, chegando ao modelo atual que irá se unir ao jornal impresso levando mais informação aos leitores.

Segundo o proprietário da empresa e editor, jornalista João André Lehr, o processo durou cerca de dois anos. “Foi difícil para chegar nesse modelo. Acredito que estamos próximo do que o mercado exige e que a região espera de nós. Somos uma empresa produtora de conteúdo jornalístico regional, tendo como missão divulgar a notícia com qualidade e credibilidade”, comenta.

O diretor ressalta que a iniciativa é um passo muito importante, pois a notícia da região poderá ser acessada de qualquer lugar do mundo. “É uma revolução na realidade local. Esperamos que o público avalie positivamente essa novidade que dará oportunidade para todas as pessoas da região terem acesso ao conteúdo que produzimos diariamente com muita responsabilidade e honestidade”.

Diretor e editor da De Marca Jornal e Editora Ltda, jornalista João André Lehr

Diretor e editor, jornalista João André Lehr Foto: Claudemir Munhoz TP

Atualmente, o veículo de comunicação conta no Departamento de Jornalismo com os jornalistas Claudenir Munhoz e Simone Gasparoni e no setor de Cobrança e Circulação, a estagiária Maiara Souza.

Site moderno e de fácil navegação

O site foi construído pela empresa Tri Comunicação, de Pinheiro Machado (RS), em parceria com a Agência Digital Time7, de Bagé (RS). De acordo com o proprietário da empresa pinheirense, Tiago Fagundes, para construir o portal, foram usadas tecnologias que primam pela facilidade e agilidade na busca por informações, no qual permite a navegação em diversos tipos de plataformas, como computadores, tablets e celulares, utilizando como referências os maiores veículos da área jornalística do país. “Criar o site do Jornal Tribuna do Pampa foi um grande desafio para a Tri Comunicação, pois se trata de um veículo com grande alcance, além de ser um projeto inovador na região de cobertura do jornal. Apostamos na ideia de valorizar fotos e imagens, trazendo para o leitor uma interface mais dinâmica, com o intuito de tornar a leitura ainda mais agradável”, destaca Fagundes.

Conheça o Tribuna do Pampa

O veículo de comunicação foi fundado em 2 de abril de 2011, em Candiota, onde é sua sede até hoje. A primeira edição circulou no dia 5 de abril. Na época, o TP iniciou os trabalhos logo após o fechamento do jornal A 1ª Folha, com o intuito de continuar informando a região com credibilidade e qualidade. O compromisso do Tribuna do Pampa é com o desenvolvimento regional e, sendo assim, a sua área de abrangência é, essencialmente, nas cidades de Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini.

O acesso ao site

Oficialmente, o portal de notícias será lançado durante a 21ª Semana do Colono de Hulha Negra, que ocorrerá entre os dias 29 e 31 de julho. Durante os três dias, a equipe do TP irá realizar uma cobertura especial, em tempo real, e os leitores poderão acompanhar todos os detalhes pelo site.

Durante 60 dias, o acesso a plataforma será gratuito, podendo haver algumas restrições de conteúdo nesse período.

Os assinantes do jornal impresso terão acesso livre aos conteúdos, porém necessitam de um login e senha, que será disponibilizado pela empresa. Com isso, os assinantes deverão entrar em contato o mais breve possível pelos telefones (53) 3245-8112 e 9958-1402 ou pelo e-mail [email protected] para realizar um cadastro e ter o acesso na plataforma.

Já os leitores que desejam apenas navegar pelo portal e ficar por dentro de tudo que acontece na região e no mundo, deverão assinar um pacote de R$ 9,90 mensais, sendo está sendo estudada.

Mudanças no impresso

O jornal impresso começa a partir da próxima semana, a veicular bissemanalmente, sendo nas terças-feiras e sextas-feiras. Conforme o editor, em contrapartida, o leitor terá um portal de notícias com conteúdo regional, estadual, nacional e internacional atualizado diariamente. “Por dia, em média, ocorrerão de duas a três atualizações”, estima João André Lehr.

Nas edições impressas, o conteúdo será diferenciado, com pautas regionais relevantes e assuntos mais aprofundados. “O impresso segue sendo o nosso carro-chefe”, acrescenta o editor.

Com a chegada do site, muitas pautas serão aproveitadas, visto que o jornal impresso limita o espaço e, diante disso, muitos conteúdos não eram publicados.  A empresa explica ainda que a maioria das notícias que estarão no site não serão veiculadas no impresso e, com isso, deixa claro que o novo portal não fará uma transposição de conteúdos do jornal, mas sim vai oferecer produções diárias de conteúdos. “A partir de agora vamos ter a instantaneidade da notícia, tendo o compromisso de apurar os fatos sempre com o maior rigor e responsabilidade. Será o diferencial na região”, enfatiza o diretor.

Segundo João André, o site vem sendo abastecido com as notícias do impresso há cerca de dois meses.

O comercial

Fazer jornalismo de qualidade tem custo, pois profissionais qualificados são contratados e para o leitor ter acesso a notícia ocorre toda uma logística. A plataforma oferece uma maior visibilidade e, neste sentido, duas empresas da região já estão apostando na iniciativa e fizeram contrato com a De Marca Editora. A Engie Tractebel Energia, responsável pela construção da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), em Candiota, e os Azeites Batalha, de Pinheiro Machado, são os primeiros parceiros comerciais do portal.

Os empresários interessados em divulgar a empresa na nova plataforma digital da região poderão obter orçamentos e esclarecimentos de dúvidas através da opção fale conosco no próprio site ou pelos contatos habituais da empresa.

Redes sociais

O Jornal Tribuna do Pampa também está nas redes sociais interagindo com os leitores. O whatsapp, um dos aplicativos mais usados mundialmente, é umas das opções de contato ao leitor, como também de sugestão de pautas e esclarecimentos de dúvidas. O contato do aplicativo é o (53) 9958-1402.

No Facebook o veículo de comunicação tem sua Fan Page, onde são postadas informações do tempo, destaques da edição do dia, entre outras informações e agora com as publicações do site. Além disso, o TP também migra para outros aplicativos, como o Twitter e o Instagram. O nome de usuário nessas plataformas é tribunadopampa. “Pode até parecer tardia, num primeiro momento, a entrada do TP na era digital, entretanto nossa chegada às novas plataformas demandou estudo e critérios rígidos para oferecer o melhor que podemos aos nossos leitores e anunciantes. Esperamos que todos gostem e nos ajudem com críticas e sugestões”, assinala João André.

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