Agricultores de Candiota protestam após cinco dias sem energia elétrica

Moradores de vários assentamentos pedem socorro pela falta de energia Foto: Divulgação TP

Um grupo de cerca de 50 famílias de pequenos agricultores estão protestando neste momento em função de já estarem há cinco dias sem energia elétrica, ou seja, desde o temporal da semana passada. Até este domingo, eles não tinham água também, sendo que o serviço já foi restabelecido. A manifestação acontece em frente a propriedade de Américo Fabian, no assentamento Santa Lúcia e o trânsito na estrada está bloqueado.

Os prejuízos, como qualquer um pode imaginar, são enormes, com perdas de produção e alimentos em geladeiras e freezers, sem falar no inconveniente de estar sem luz. Segundo Alcemar Inahaia, que é uma liderança comunitária e morador do assentamento Roça Nova, e também passa pelo problema, a situação é praticamente insustentável.

Na região há postes avariados e caídos Foto: Divulgação TP

A falta de energia atinge os assentamentos Roça Nova e Sepé Tiaraju, principalmente, mas também moradores do assentamento Santa Lúcia e agricultores da estrada do Jaguarão, que não são assentados da reforma agrária. Há postes caídos e fio arrebentados. A moradora do assentamento Sepé Tiaraju, Silvane Beatriz, relata perda diária de 150 litros de leite.

Conforme o ex-vereador e morador do assentamento Roça Nova, Artemio Parcianello, neste momento é aguardada a presença da Equatorial Energia, que é a concessionária responsável.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial, esta assinalou que passaria a questão para o Setor de Operações.

Comentários do Facebook