Agricultura Sustentável também é um meio!

Candiota é uma cidade que tem na agricultura uma de suas principais fontes de renda. Contudo, a agricultura também pode ser também um fator de degradação ambiental.A busca por práticas agrícolas sustentáveis é fundamental para minimizar esses possíveis impactos e garantir a preservação do meio ambiente, além de assegurar a qualidade e a produtividade das lavouras.

Entre as práticas agrícolas sustentáveis estão a agricultura de conservação, que utiliza técnicas como a rotação de culturas e o plantio direto, e a agrofloresta, que combina a produção agrícola com a conservação de árvores nativas. A agricultura orgânica e a produção de alimentos locais também são opções sustentáveis.

Na região de Candiota, a soja, a oliveira e a uva são algumas das culturas de destaque. A adoção de práticas sustentáveis na produção desses alimentos é fundamental para garantir a saúde do solo e da água, bem como a manutenção da biodiversidade local.

Além disso, a agricultura sustentável tem se mostrado uma ótima alternativa para a região, frente ao cenário futuro de transição energética. A região de Candiota, que é conhecida pelas suas minas de carvão, tem buscado reduzir a sua dependência desse combustível fóssil e aumentar a utilização de fontes de energia limpa e renovável, como a solar e a eólica. Nesse sentido, a agricultura sustentável surge como uma opção promissora para toda região, que pode aproveitar a sua rica tradição agrícola para impulsionar uma economia mais limpa e sustentável. Com isso, se posicionar como referência em soluções sustentáveis, construindo um futuro mais justo e equilibrado.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook