DESTAQUE

Aluna de escola de Candiota fica entre as nove melhores do Estado em olimpíada nacional

Estudante da escola Neli Betemps participou junto a estudantes de todo país e ganhou um notebook

Aluna visitou o TP acompanhada do secretário Michel, professora Maria Luiza e diretora da escola, Giovana Barella Foto: Silvana Antunes TP

Quatorze alunos da Escola Neli Betemps, localizada no bairro João Emílio, em Candiota, se destacaram nas provas e desafios da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022), conquistando uma medalha de ouro, doze de prata e uma de bronze. Eles concorreram com estudantes de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o apoio do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

A proposta da Olimpíada foi baseada na realização de provas e desafios gamificados divididos em duas fases, que visavam o consumo consciente de energia elétrica. Os alunos participaram de aulas preparatórias que abordaram assuntos como introdução à energia e suas transformações, fontes e matrizes energéticas, produção e geração de energia e consumo consciente, assim como ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

A aluna Kauane da Silva de Oliveira, do 8° ano, obteve uma das melhores notas do Estado, sendo contemplada com um notebook. A ONEE 2022 distribuiu 166 notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas para os alunos que alcançaram as melhores pontuações em todas as regiões do Brasil.

ALUNA – Em visita ao jornal Tribuna do Pampa, acompanhada da professora de Ciências, Maria Luiza Gonçalves, da diretora da escola Neli Betemps, Giovana Barella Moreira e do secretário de Educação, Michel Feijó, a aluna Kauane Oliveira, que reside em uma fazenda na localidade do Baú, a cerca de 16km da escola, e que já foi destaque pelo desempenho escolar, falou sobre a experiência vivida com a olimpíada. “Ainda estou surpresa, a ficha ainda não caiu, tenho certeza que essa conquista vai influenciar no meu futuro. No começo não estava com muita confiança, mas ter recebido essa notícia é incrível. Foi incrível saber mais sobre energia e utilizar os equipamentos”, expôs aluna, aproveitando o momento para deixar uma mensagem aos demais alunos do município. “Não desistam, o estudo é a principal forma de nos ajudar no futuro”.

Kauane de Oliveira está no 8º ano da escola Neli Betemps Foto: Silvana Antunes TP

PROFESSORA – A professora Maria Luiza Gonçalves relata ter recebido a demanda da Smed e feito todo o processo necessário para a olimpíada, que era composta por 20 questões objetivas e três desafios. “Percebi que de todos os alunos a Kauane era que mais questionava. Foram quase 190 mil inscritos no país. Ficamos muito felizes por ter ficado entre os nove melhores do Estado, com essa conquista, empenho da Kauane, pois era um equipamento para cada mil alunos. Temos o laboratório de informática que foi inaugurado já com olimpíada, inclusive com participação de alunos que às vezes não são tão participativos”, relatou.

DIRETORA – A diretora Giovana Barella Moreira lembrou já conhecer a estudante há algum tempo e ter sido professora de seus pais em Pinheiro Machado. Ela disse sempre ter percebido que a aluna Kauane era diferenciada quanto aos estudos. “Sempre foi dedicada, escreveu um livro que está em arquivo e queremos publicar. Enquanto diretora tenho muito orgulho desta aluna e ter inaugurado nosso laboratório já com estas conquistas”, frisou.

SECRETÁRIO – O secretário Michel Feijó recordou que a reestruturação escolar é um dos fatores que auxiliaram para estas conquistas dos alunos. “Reformamos o que estava danificado nas escolas, nomeamos as direções, que passaram a ter gestões técnicas indicadas e processo seletivo para professores. Hoje estamos colhendo frutos desse trabalho que aliado ao empenho dos alunos como a aluna Kauane, chegaremos a grandes conquistas. Temos que apoiar e dar condições estruturais, e hoje competimos com alunos de todo Brasil, com cidades de mais de 100 mil habitantes. Só podemos agradecer”, manifestou Michel, destacando a importância do estudo e do apoio ao lançamento do livro.

PREFEITO – O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, manifestou alegria pela conquista da aluna e da escola. “Muito feliz por nossa escola Neli, pela equipe diretiva na pessoa da diretora Giovana e todo grupo que conduz essa instituição de ensino que só nos dá orgulho. Também expresso minha gratidão à Secretaria Municipal de Educação, por meio do nosso secretário Michel. E, não menos importante, à nossa aluna Kauane de Oliveira. Ela é nosso orgulho, com 13 anos demonstra dedicação e afinco pelo que se dedica a fazer. Aluna dedicada, estudiosa e com grande futuro”, expressou o prefeito, confirmando a doação de uma bolsa de estudos de um curso pelo Senai ou Satc para a aluna.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook