PERMACULTURA

Alunos candiotenses irão participar de Feira em Mato Grosso do Sul

Além deste, mais um trabalho já foi selecionado para o evento em 2024

Professores Luiz Antonio e Josimar com o grupo de estudantes Foto: Divulgação TP

No próximo dia 21 de outubro, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jerônimo Mércio da Silveira, de Candiota, Bernardo de Sousa, Muryllo Gonçalves e Oseias Filho, acompanhados pelo professor Luiz Antonio Dworakowski, e professora Josimar Feira Garcia, irão representar o município na 13ª Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), com o projeto Permacultura na Escola: Alimentação Saudável, Empreendedorismo, Tecnologia e Integração Social.

 

PROJETO

 

Em conversa com o professor Luiz Antonio, ele informou que o projeto foi apresentado na 2ª Feira Integradora da Feira de Ciências do Pampa (Fecipampa), quando foi selecionado para participar da FETECMS neste ano de 2023. Eles já receberam as passagens aéreas, que foram oferecidas pelo projeto Feira de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

“O projeto contempla a construção de uma estufa para a produção de produtos orgânicos na escola, incentivando a alimentação saudável no ambiente escolar”, informou o professor. Além da construção da estufa, os alunos também estão desenvolvendo um sistema de reaproveitamento da água da chuva e irrigação automatizada para atender a horta. Ações como o plantio e distribuição de mudas de árvores à comunidade, oficinas sobre alimentação saudável e empreendedorismo, foram realizadas pelos alunos.

 

DEPOIMENTOS

 

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Bernardo de Sousa, 18 anos, falou sobre como está sendo participar do projeto juntamente com os seus colegas. Em sua fala, o jovem contou que se dedica muito no trabalho e se orgulha muito, principalmente por ser o apresentador e o responsável pelas redes sociais do projeto.

“Toda a nossa turma se envolveu e auxiliou na construção da estufa. O projeto já tinha começado em 2021 com a nossa turma, porém, na época não tínhamos ideia que teria toda essa proporção”, disse ele, ressaltando o apoio e auxilio que recebem das empresas candiotenses. O projeto passou por diversas etapas, estando presente na Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (Feican), (Fecipampa) e depois na Feira estadual.

“Durante um ano houve muita dedicação da turma, dos professores orientadores e da direção, para conseguirmos conquistar a credencial para a Feira Internacional de Ciências em Recife, Ciência jovem. Em 2022 participamos, eu e meu colega Oseias, de forma online da Feira Ciência Jovem, mas infelizmente, talvez não conseguiremos ir para Recife, devido a alguns imprevistos com a Feira. Felizmente, fomos convidados para participar da FETECMS em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul”.

Ao falar sobre a conquista, o diretor da Escola Jerônimo, Hermes Delgado, destacou que o incentivo irá permanecer. “Continuaremos incentivando estes trabalhos e projetos que marcam a vida de nossos alunos, e serviram de referência para muitas outras pessoas que já passaram pelos nossos bancos escolares”, concluiu.

 

IDEIA

Alunos buscaram as mudas de hortaliças na comunidade Foto: Divulgação TP

Bernardo relembrou que a ideia surgiu da professora e orientadora Josimar, ainda no período de pandemia da Covid-19. A professora propôs, durante as aulas virtuais, uma pesquisa sobre a Permacultura e seu criador Bill Mollison. Além disso, sugeriu que quando o ensino retornasse ao presencial, os alunos fizessem uma horta e composteira no pátio da escola.

“Foi uma maneira que eu achei de trabalhar Permacultura com eles, de uma maneira mais ativa, já que na escola ainda não tínhamos trabalhado o tema nesse âmbito de uma forma mais completa”, contou a professora Josimar, lembrando que queria um trabalho de interação entre os alunos, as crianças e a comunidade em geral, pedindo as mudas que seriam utilizadas na estufa.

Além disso, a professora explicou que também abordaram a tecnologia, já que os alunos precisaram resolver uma situação problema em relação ao sistema de irrigação. “Resolvemos o problema de como iríamos fazer a irrigação das hortaliças no período das férias, e foi daí que surgiu o sistema da irrigação automatizada”, contou.

Ao finalizar, o professor Luiz Antonio agradeceu o apoio que estão recebendo por meio da iniciativa privada na arrecadação de recursos para o projeto, e também na construção da estufa, destacando a Seival Sul Mineração (SSM), Engie Energia e MAP Construções.

 

APRESENTAÇÃO 2024

Maria Leonora e Sara irão apresentar o trabalho em 2024 Foto: Divulgação TP

Outro trabalho que também foi selecionado para ser apresentado na FETECMS, mas em 2024, é o projeto das alunas que também fazem parte da Escola Jerônimo, Maria Leonora Vivian Lehr e Sara Reis.

O projeto das jovens tem o título “Carregador solar: uma alternativa sustentável”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook