
Praça Joaquina de Assis Brasil Foto: Divulgação TP
Foram expostos em sala as maquetes produzidas pelos alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, de Pedras Altas. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio do projeto “Pedras Altas em maquetes” através da orientação da professora Patrícia Souza.
Ao TP, a professora explicou que o objetivo principal do projeto de construção das maquetes é o resgate e a valorização da história do município de Pedras Altas. O projeto também objetivou contextualizar e apresentar, através de maquetes, temas e conteúdos relacionados à geografia, além de estimular a criatividade e aguçar o saber geográfico no alunos.

Estação Férrea Foto: Divulgação TP
Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos realizaram pesquisas bibliográficas, analisaram acervos fotográficos, saíram pela área urbana da cidade para observação de locais que poderiam se tonar maquete, seguido de análise das informações e estruturação e construção das maquetes.
Patrícia também relatou que após todas as etapas, os alunos tiveram a liberdade de optar pelo local que mais chamava a sua atenção e, a partir daí, iniciar a elaboração da sua maquete. Foram utilizados diversos tipos de materiais, muitos recicláveis, como papelão e plástico, além de materiais comuns como isopor, palito de picolé e churrasco, bolinha de isopor, cola quente e tintas.
Entre as maquetes de locais e prédios de Pedras Altas, estão a Prefeitura, Câmara de Vereadores, a praça central Joaquina de Assis Brasil, Estação Férrea, Brigada Militar, Posto de Combustíveis, Hotel Brasil, Pórtico de entrada da cidade e quadra de futebol.

Turma começou as visitas de campo para análise dos monumentos no mês de julho Foto: Divulgação TP
Como educadora, ela disse estar muito feliz pela conclusão dos trabalhos. “Os resultados foram impressionantes, verdadeiras obras de arte. Também saliento que esse tipo de prática é muito positiva para a aprendizagem e os alunos tem uma ótima receptividade, por sair dos padrões tradicionais de ensino. Utilizar materiais recicláveis e outros simples também foi importante pela necessidade de termos consciência da necessidade de minimizar os impactos ao meio ambiente”, explicou a professora.
7º ANO – Um trabalho semelhante, porém na disciplina de Educação Artística, foi desenvolvido pela professora Patrícia com os alunos do 7º ano da escola. Desta vez, porém, as maquetes foram criadas com base em monumentos existentes no mundo como a Torre Eiffel (Paris), Torre de Pisa (Itália) e Pirâmides do Egito.

Torre Eiffel Foto: Divulgação TP