EDUCAÇÃO

Alunos criam maquetes de pontos históricos de Pedras Altas

Praça Joaquina de Assis Brasil Foto: Divulgação TP

Foram expostos em sala as maquetes produzi­das pelos alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, de Pedras Altas. Os tra­balhos foram desenvolvidos por meio do projeto “Pedras Altas em maquetes” através da orientação da professora Patrícia Souza.

Ao TP, a professora explicou que o objetivo prin­cipal do projeto de construção das maquetes é o resgate e a valorização da história do município de Pedras Altas. O projeto também objetivou contextualizar e apresentar, através de maquetes, temas e conteúdos relacionados à geografia, além de estimular a criatividade e aguçar o saber geográfico no alunos.

Estação Férrea Foto: Divulgação TP

Durante o desenvol­vimento do projeto, os alunos realizaram pesquisas biblio­gráficas, analisaram acervos fotográficos, saíram pela área urbana da cidade para obser­vação de locais que poderiam se tonar maquete, seguido de análise das informações e estruturação e construção das maquetes.

Patrícia também rela­tou que após todas as etapas, os alunos tiveram a liberdade de optar pelo local que mais chamava a sua atenção e, a partir daí, iniciar a elabora­ção da sua maquete. Foram utilizados diversos tipos de materiais, muitos recicláveis, como papelão e plástico, além de materiais comuns como isopor, palito de picolé e churrasco, bolinha de isopor, cola quente e tintas.

Entre as maquetes de locais e prédios de Pedras Al­tas, estão a Prefeitura, Câmara de Vereadores, a praça central Joaquina de Assis Brasil, Es­tação Férrea, Brigada Militar, Posto de Combustíveis, Hotel Brasil, Pórtico de entrada da cidade e quadra de futebol.

Turma começou as visitas de campo para análise dos monumentos no mês de julho Foto: Divulgação TP

Como educadora, ela disse estar muito feliz pela conclusão dos trabalhos. “Os resultados foram impressio­nantes, verdadeiras obras de arte. Também saliento que esse tipo de prática é muito positiva para a aprendizagem e os alunos tem uma ótima receptividade, por sair dos pa­drões tradicionais de ensino. Utilizar materiais recicláveis e outros simples também foi importante pela necessidade de termos consciência da necessidade de minimizar os impactos ao meio ambiente”, explicou a professora.

7º ANO Um trabalho se­melhante, porém na disciplina de Educação Artística, foi desenvolvido pela professora Patrícia com os alunos do 7º ano da escola. Desta vez, porém, as maquetes foram criadas com base em monu­mentos existentes no mundo como a Torre Eiffel (Paris), Torre de Pisa (Itália) e Pirâ­mides do Egito.

Torre Eiffel Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook