EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Faro, de Candiota, participaram de Feira de Ciências Virtual

A dinâmica das atividades ocorreu de forma totalmente on-line Foto: Reprodução TP

A Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro) e as integrantes do projeto Gurias do Pampa nas Exatas, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveram na quarta e quinta-feira (2 e 3) a Feira de Ciências Virtual 2020 para os alunos do educandário candiotense. Nesta edição, os estudantes apresentaram projetos de forma totalmente on-line sobre o tema “Ciências, tecnologia e sociedade: a Covid-19 nos distanciou, mas a tecnologia nos aproximou”.

De acordo com a professora Suélen Funari, a iniciativa surgiu da necessidade de haver maior integração e compartilhamento de conhecimentos entre os alunos e a comunidade escolar. No total, foram 36 trabalhos inscritos. “Nossa escola participou do projeto Gurias do Pampa nas Exatas, com o apoio da Unipampa, onde, um ano as meninas foram bolsistas Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no segundo ano trabalhariam nas escolas realizando as devolutivas do que elas aprenderam lá dentro da universidade , para os colegas da escola. Devido a pandemia, resolvemos então, cumprir com a proposta do projeto, neste formato de Feira de Ciências Virtual. Agradeço as famílias que se mostraram bastante participativas para que este este evento fosse possível, auxiliando seus filhos em casa para elaboração de cada etapa do trabalho, bem com, minhas colegas professoras, que embarcaram nesta ideia conosco”, contou.

Ainda segundo a professora, um agradecimento especial também precisava ser registrado diante da dedicação das bolsistas Dienifer Tavares, Gabrielle Rassch e Kimberly Lopes por terem assessorado os colegas nas apresentações. “Encerrarmos o ano letivo com este trabalho nos faz ainda acreditar na educação, pois o retorno que tivemos dos nossos alunos foi gratificante e o sentimento é de dever cumprido”, disse Suélen em conversa com a reportagem.

Ao todo, 36 projetos foram apresentados Foto: Reprodução TP

PARTICIPANTES – Para o aluno Otávio Samboray, do 1º ano do Ensino Médio, a atividade possibilitou o compartilhamento de informações preciosas, principalmente para os dias de hoje. “A feira foi extremamente interessante com trabalhos que estavam todos relacionados entre si de alguma forma, que ressaltavam temas da atualidade. Com um bocado de modéstia gostaria de dizer que se houvesse uma feira dessa a cada semana eu adoraria contemplar os trabalhos, uma vantagem se vê neste formato virtual é a praticidade de poder se locomover e poder escutar a feira em simultâneo. Indo para um lado mais emotivo, neste evento, a escola como um todo (professores, familiares, alunos, direção e funcionários) se tornou mais próxima mesmo com uma interação sendo feita por telas e microfones”, disse.

Segundo a avaliadora da Feira de Ciência, professora Priscila Crespan, a iniciativa foi um exemplo de trabalho coletivo e empenho para criar espaços e oportunidades para que crianças e adolescentes desenvolvam sua curiosidade científica. “A Feira, organizada brilhantemente pela professora Suélen Funari e pelas alunas Dienifer, Gabrielle e Kimberly, com o envolvimento de toda a escola, mostrou que a Ciência e a Tecnologia podem sim nos aproximar em momentos difíceis e promover a integração de pais, alunos, professores, direção e comunidade externa. Agradeço pela oportunidade de prestigiar a apresentação dos trabalhos e fico muito feliz ao ver que a Escola Faro desenvolve a sua comunidade com profissionalismo, dedicação e muito amor, visando o crescimento e o desenvolvimento pleno de todo o potencial de seus maravilhosos alunos”, registrou.

Comentários do Facebook