EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Jerônimo Mércio da Silveira de Candiota exibem produção de curtas

A atividade já é tradicional para os alunos do Ensino Médio

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Os alunos produzem e exibem os curtas baseados em clássicos da literatura Foto: Divulgação TP

Na última segunda e terça-feira (19 e 20), o Centro Cultural de Candiota virou palco para a exibição do projeto “Curta os Clássicos” da Escola Je­rônimo Mércio da Silveira. Na oportunidade, os alunos do Ensino Médio – produ­tores dos curtas-metragens – puderam exibir seus filmes para a comunidade local.

A estreia contou com o lançamento de 22 curtas produzidos a partir da leitura de obras clássicas da Litera­tura Brasileira e Portuguesa. Neste ano, os filmes con­tavam histórias de humor, terror, drama, ficção, além de uma bela homenagem ao escritor Jorge Amado.

O projeto, coordena­do pelas professoras da área de Linguagens, Sônia Mar­ques, Mandi Bustamante e Zenaide Montes, visa estimular a leitura de clássicos da literatura e oportunizar aos alunos a criação de curtas-metragens baseados nos livros.

Em conversa com o Tribuna do Pampa, a profes­sora Sônia Marques contou que o trabalho estimula a pesquisa, a criação e o protagonismo dos estudantes. “Além de terem a oportuni­dade de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis e que chamam tanto a atenção dos jovens, desenvolvem um trabalho que pode tran­sitar por todas as áreas e componentes curriculares – concretizando a interdisci­plinaridade, outra proposta fundamental da escola”, disse.

O público marcou presença nos dois dias de evento Foto: Divulgação TP

SAIBA MAIS Conforme contou a docente, duran­te os seis anos de projeto foram produzidos mais de cinquenta filmes que ao final de cada ano letivo foram apresentados à comunida­de. “Partindo da leitura, os alunos fazem releituras das obras, tendo então a oportunidade de criar, in­ventar, adequar, enfim, um exercício de criatividade, participação e autoria – fato­res que contribuem para que se estimule o protagonismo juvenil, tão importante no mundo atual e que constitui um papel importante da escola”, destacou Sônia.

Nesta edição, 22 curtas-metragens foram produzidos Foto: Divulgação TP

Com essa atividade os estudantes também têm a oportunidade de aprender como se faz uma pequena produção.“Para isso, fazem pesquisas que os auxiliam na criação de roteiros, pro­dução de cenários, escolha de elencos, som, figurino e maquiagem, bem como a produção de material de divulgação e, por fim, aprendem a trabalhar com edição de áudio e vídeo”, contou a professora. Segundo Sônia, a proposta é também um modo de contribuir e ofe­recer meios para que os jovens desenvolvam suas potencialidades e se sintam agentes dos processos de transformação do espaço onde vivem.Todos os filmes produzidos pelos discentes, desde 2013, podem ser as­sistidos através do canal Je­rônimo Silveira no Youtube.

Além de contar com a colaboração de toda a equipe diretiva, professores, funcionários e comunidade escolar, a Prefeitura de Can­diota, através da Secretaria de Cultura, é parceira e grande incentivadora do projeto. O Centro Cultu­ral, além de ser o espaço onde aconteceu a estreia dos curtas, também é muito utilizado durante a produção dos filmes.

Comentários do Facebook