EDUCAÇÃO PREVENTIVA

Alunos da Escola Manoel Prisco participam de atividade sobre Educação no Trânsito em Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Nesse dia, o instrutor do Proerd, Sargento Seixas, também colaborou com as instruções Foto: Gislene Farion TP

Na tarde desta quarta-feira (26), alunos da Escola Manoel Lucas Prisco receberam instruções de trânsito na pista da Brigada Militar de Pinheiro Machado. Na oportunidade, as turmas de 1º ano lilás e verde estiveram acompanhadas das professoras Márcia Teixeira, Ana Lúcia da Rosa e Ana Raquel Brum.

Com ensinamentos teóricos e práticos do instrutor do Centro de Formação de Condutores (CFC), Pedro Brum, as crianças foram instruídas de modo a ter atenção e cuidados no trânsito. “A ideia é abordar o tema com os pequenos para que eles cresçam com o hábito de terem boas maneiras na via – primeiro como pedestres e futuramente como motoristas. Daqui eles também levam a informação para casa e cobram dos pais, são os multiplicadores das boas ações”, destacou Brum.

Depois de assistir vídeos e receber dicas em sala de aula, as crianças participaram de um momento prático Foto: Divulgação TP

Em conversa com o TP, o profissional reforçou a importância das instruções desde os primeiros anos de vida e contou sua experiência com o trânsito. Atualmente instrutor de CFC, Brum é aposentado da Brigada Militar. “Por muito tempo fiz o processamento de ocorrências e, por incrível que pareça, existe um índice muito alto de acidente de trânsito com lesão corporal em Pinheiro Machado – principalmente pela falta do uso do cinto de segurança. Saindo da parte da fiscalização, agora trabalho com a educação no trânsito e vejo a necessidade deste tipo de instrução desde cedo, porque são essas crianças que vão mudar a cultura atual”, pontuou.

Para a professora Márcia Teixeira, que já trouxe seus alunos em outros anos para receber as instruções, a atividade visa a construção de um pensamento consciente. “As crianças convivem com o trânsito no seu dia a dia, a maioria dos pais tem carros e daí a importância deles saberem que um trânsito seguro exige cooperação de todos. É desde pequeno que se começa a respeitar as regras para que futuramente se tornem cidadãos conscientes e que saibam que se têm direitos, mas também deveres”.

A ação fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2018, que oficialmente aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro com o tema “Nós somos o trânsito”. Ademais, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a campanha se estende por todo o ano com o objetivo de propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Em Pinheiro Machado, conforme informações obtidas com os profissionais envolvidos no projeto, a pista da Brigada Militar encontra-se disponível para atividades escolares de educação no trânsito. Para isso, é preciso agendar um horário diretamente com o instrutor do CFC ou com o comando da BM.

Comentários do Facebook