EDUCAÇÃO

Alunos da escola Santa Izabel, de Candiota, realizam aula-passeio na cidade de Pelotas

A iniciativa possibilitou avançar nos estudos sobre animais peçonhentos

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A atividade é parte do projeto que já vem sendo desenvolvido em sala de aula pela turma Foto: Divulgação TP

A última quarta-feira (18) foi marcada por conhecimento e di­versão para os alunos do 5º ano da Escola Munici­pal de Ensino Fundamental Santa Izabel, de Candiota. Conforme relatou a pro­fessora Adriane Wollmann, responsável pela atividade, o dia foi de aula-passeio na cidade de Pelotas. A inicia­tiva é parte do projeto “Ani­mais Peçonhentos” que vem sendo desenvolvido com a turma desde março, através de pesquisas de campo e bibliográfica.

Na oportunidade, os estudantes estiveram no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) da Universidade Federal de Pe­lotas (UFPel), no campus do Capão do Leão. “Lá fizemos uma visita guiada pela biólo­ga Greici Maia Behling, que explicou o trabalho realizado com os animais que são rece­bidos através de apreensões ou resgates devidos a aci­dentes”, contou a professora.

Eles tiveram contato, na UFPel, com animais peçonhentos Foto: Divulgação TP

Logo em seguida, já na cidade de Pelotas, a turma visitou o Museu Carlos Rit­ter, onde puderam conhecer uma coleção de aves e insetos empalhados; a Biblioteca Pública e a Praça Coronel Pedro Osório. Para finalizar o dia repleto de atividades, os alunos ainda assistiram a uma palestra ministrada pelo biólogo Marco Antônio Afonso Coimbra (NURFS/UFPel). “Ele nos presenteou com muitos ensinamentos so­bre os animais peçonhentos, com amostras dos mesmos e inclusive possibilitou o manuseio dos alunos”, disse.

Os alunos também estiveram em locais bastante conhecidos em Pelotas, como a Praça Coronel Pedro Osório Foto: Divulgação TP

Para a professora, a aula-passeio possibilitou que os alunos fossem além dos conhecimentos já adquiridos em sala de aula. “Há que se salientar que essa atividade foi essencial para uma apren­dizagem realmente signifi­cativa, pois através dela os alunos tiveram a oportunida­de de interagir com o objeto do conhecimento (animais); dialogar com profissionais da área altamente qualificados e conhecer novos ambientes, predominantemente, educa­tivos e culturais. Nossos alu­nos tiveram um dia inesque­cível e de muitas vivências”, comentou Adriane.

Além da parceria da própria escola para a reali­zação, a atividade contou com o apoio da Prefeitura de Candiota e da Secreta­ria Municipal de Educação (SMED).

Comentários do Facebook