PERMACULTURA

Alunos de Candiota falam sobre a experiência em participar de Feira em Mato Grosso do Sul

Alunos foram agraciados com o prêmio de Menção Honrosa Foto: Divulgação TP

No último dia 21 de outubro, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jerônimo Mércio da Silveira, de Candiota, Bernardo de Sousa, Muryllo Gonçalves e Oseias Filho, acompanhados pelo professor Luiz Antonio Dworakowski, e professora Josimar Feira Garcia, embarcaram rumo a 13ª Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), com o projeto Permacultura na Escola: Alimentação Saudável, Empreendedorismo, Tecnologia e Integração Social.

O projeto, segundo o professor Luiz Antonio, foi apresentando entres os dias 22 e 24 de outubro, para o público visitante e também para os avaliadores da Feira, sendo oito no total. “A interação com o público e avaliadores se mostrou muito instrutiva, os primeiros com seu conhecimento empírico e a experiência do cotidiano e os segundos, com conhecimento técnico nas diversas áreas do conhecimento, por professores pesquisadores e profissionais que atuam em órgãos de pesquisas nacionais e internacionais”, disse o professor.

Durante a FETECMS, o grupo pôde trocar experiências e conhecimento com colegas da educação básica e também do ensino superior, que estavam presentes e representando outros Estados do Brasil. Na oportunidade, Luiz Antonio destacou que aprenderam muito nesses dias, mas acredita que também conseguiram passar alguns ensinamentos para os demais. Ainda, o professor ressaltou que foi uma experiência impar, e que sem dúvidas irão levar para a vida pessoal e profissional, citando a viagem de avião, que para muitos do grupo foi a primeira vez, além dos outros Estados que conheceram, mesmo que de passagem.
A professora Josimar, concordou com o colega e afirmou que a experiência foi maravilhosa, onde puderam compartilhar e aprender. “A Feira contava com mais de 250 trabalhos, de várias áreas do conhecimento. Trabalhos da educação básica e também de nível técnico, todos de pesquisa científica”, disse ela.
Na oportunidade, o professor destacou que o projeto foi premiado com a Menção Honrosa que foi concedida pelo Fórum Espacial Austríaco, o qual havia escolhido cinco trabalhos para presentear com o titulo, incluindo o de Candiota.
OS ALUNOS 
O Tribuna do Pampa também entrou em contato com os três alunos, que falaram sobre a participação e o prêmio que receberam na FETECMS.

Segundo Bernardo, participar da Feira foi uma das melhores experiências da sua vida, e que representar Candiota e a Escola Jerônimo em um evento como este, não é para qualquer um. “Adquirirmos conhecimento que vão auxiliar bastante no desenvolvimento constante do Projeto Permacultura. No dia 25, foram as premiações no teatro da universidade, e ficamos muito honrados em receber um prêmio de menção honrosa, de um cientista da Áustria, que visitou o evento e destacou cinco trabalhos para receber este prêmio”, disse o estudante, afirmando que o prêmio é para todas as pessoas que se empenharam e patrocinaram o projeto, agradecendo o apoio dos professores e dos patrocinadores como a Seival Sul Mineração (SSM), e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Já Muryllo, começou sua fala agradecendo os orientadores Josimar e Luiz Antonio, seguido pelo agradecimento aos colegas, Bernardo e Oseias. Ainda, Muryllo disse que mesmo a viagem não sendo a passeio, e sim para fins educacionais, o grupo conseguiu tirar proveito do momento em que estavam presentes na FETECMS. “Conseguimos um desempenho realmente impressionante ao apresentar e demonstrar o nosso trabalho aos demais participantes e visitantes presentes no evento, tanto que foi concedida a nós uma Honra ao Mérito”, ressaltou, agradecendo os colaboradores.
Assim como os demais colegas, Oseias também falou sobre a ótima experiência que tiveram durante a viagem e a Feira, ressaltando que o Brasil possui muitos lugares novos e bonitos para se conhecer, mencionando a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul como exemplo. “A viagem se deu graças as nossas classificações nas feiras de ciências, o que torna a experiência mais legal ainda, porque chegamos lá com a sensação de dever cumprido. É muito legal fazer parte desse grupo, meus colegas e eu nos damos super bem! Conseguimos mesclar o trabalho com a diversão e o coleguismo”, finalizou.
EM 2024
Assim como Muryllo, Bernardo e Oseias, em 2024 a Escola Jerônimo e o município de Candiota serão representados mais uma vez na FETECMS, mas pela dupla Maria Leonora Vivian Lehr e Sara Reis, com o projeto “Carregador solar: uma alternativa sustentável”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook