Nesta terça-feira (23), a Câmara de Vereadores foi palco para uma moção de louvor e aplausos para o Programa Educacional de Prevenção às Drogas desenvolvido pela Brigada Militar há 20 anos no Rio Grande do Sul e há 16 nas escolas de Pinheiro Machado. A homenagem foi uma proposição do vereador Mateus Garcia (PDT) e apoiada pelos demais parlamentares.
Durante a cerimônia, Mateus enfatizou o trabalho dos profissionais que, embora diante de tantas dificuldades, combatem o crime e ainda investem em programas como o Proerd – educando crianças e formando adultos de caráter. “O objetivo da homenagem é reconhecer tudo isso e divulgar para a comunidade de Pinheiro Machado a importância desse trabalho social. Penso que, no momento de recursos escassos, a Brigada Militar poderia simplesmente estar cumprindo o seu papel de fazer a segurança e manter a ordem, mas faz muito mais pelo nosso município”.
Jackson Cabral, vice-prefeito e secretário de Educação,saudou o trabalho realizado e a importância de incentivar e promover ações em prol dos jovens.“Com certeza a Brigada Militar vai muito além quando entra nas escolas e faz o papel de educador, levando uma perspectiva de vida melhor para as nossas crianças. Esse é o caminho que nós, como lideranças do município, devemos apoiar e proporcionar diante de um momento tão delicado para essa juventude”, pontuou.
Na oportunidade, representando o Comando Regional Sul, o tenente coronel Marcio Roberto Galdino destacou a participação da comunidade e do espírito jovem dos instrutores do programa. “O Proerd é esse triângulo da união da escola, da família e da Brigada Militar, mas tem sempre algo mais. Nesse caso, aqui em Pinheiro Machado, a força do Proerd está na comunidade, na juventude de quem trabalha e de quem recebe as instruções. Esse trabalho é feito de jovens – de espírito e de alma – para outros jovens que aprendem a cultivar bons valores”, disse Galdino.
Em forma de agradecimento, o comandante Brigada Militar de Pinheiro Machado, 1º sargento André Madruga, contou emocionado sobre sua experiência como instrutor do projeto.“Dia 13 de setembro de 2002 eu ganhei um presente na Escola Avelino de Assis Brasil porque começamos essa caminhada do Proerd aqui na cidade. A gente sabe que ainda há muito o que fazer, mas a nossa grande vitória é encontrar alunos 10 anos depois de ter passado pelo programa e ver que ele seguiu o caminho do bem e que se recorda daqueles ensinamentos e de nós”, destacou.
Além das autoridades já citadas e dos vereadores, estiveram presentes na cerimônia o tenente coronel comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Eduardo dos Santos Perachi, a capitã comandante da 5ª Companhia, Madalena Denzer Kruger Bösel, a secretária de Administração, Jovânia Farias, representando o prefeito Zé Antônio, a assessora Agnes Vargas, representando o promotor de Justiça Adoniran Lemos Almeida Filho e a presidente do Conselho Tutelar, Lucia Gomes.
INSTRUTORES HOMENAGEADOS
2002 a 2010 – 1º sargento André Azambuja Madruga
2010 a 2011 – Soldado Marcelo Bonini
2012 a 2014 – Soldado Leonardo Colomby
2012 até 2018 – Soldado Ricardo Vaz Alves
2014 a 2016 – 2º sargento Ivan Laerte Gonçalves
2018 – 2º sargento Luis Rudinei Vargas Seixas