EDUCAÇÃO

Alunos de escola pública bageense iniciam trajetória rumo ao desafio da Nasa

Grupo embarcou nesta sexta-feira (14) para os EUA Foto: Mariana Muza/Especial TP

Os quatro alunos do Curso Técnico de Mecânica da Escola Estadual Frei Plácido embarcaram, nesta sexta-feira (14), rumo à National Aeronautics and Space Administration (Nasa), em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos.  A brincadeira da internet – de que quando se faz uma proeza, o dito é ‘agora a Nasa vem’ -, ela veio, selecionou e eles estão indo.

Após sete meses de trabalho, Isabélli Marques, Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz, irão para o desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge, da Agência Espacial dos Estados Unidos. Sendo a única equipe brasileira a participar da atividade, o grupo desenvolveu um protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado de Robotchê, nome escolhido por uma votação nas redes sociais.

Para Isabélli, a situação mais difícil foi aprender a conviver com pessoas que pensam diferente. “Muito legal a experiência que a gente vai adquirir, principalmente na competição, vamos aprender muita coisa com as outras equipes”, ressalta.

Já Freitas, declara que se começasse novamente mudaria algumas coisas no projeto, porém, tudo que eles desenvolveram foi com muita dedicação. “Preciso agradecer aos meus pais que não deixaram eu desistir em nenhum momento”, conta.

Munhoz, enfatiza que o momento mais desafiador para ele foi soldar alumínio, mas o mais legal foi tornear. “Construir e conseguir enviar para o Alabama, era a minha preocupação”, descreve. A Sofia, diz que só de pensar em ir para os Estados Unidos, já ficava motivada para seguir os processos.

A coordenadora de Educação, Miriele Rodrigues, salienta que o Estado está arcando com todos os custos da viagem, incluindo as passagens aéreas, hospedagem, alimentação e o transporte do rover, que já foi enviado para a cidade americana. “Qualquer gestor que ama a Educação quer ver os alunos se destacando, tendo oportunidade de entrar em competições e cabe a nós do Estado proporcionar isso para eles, o que de fato aconteceu, pois, a Secretária de Educação, Raquel Teixeira, apoiou a ida deles para a Nasa desde que soubemos que foram aprovados”, destaca.

Os estudantes foram recepcionados pela Secretária de Educação, Raquel Teixeira, no aeroporto de Porto Alegre. Durante o encontro, Raquel ressaltou que apoiar estudantes em seus projetos contribui para o crescimento das escolas. “O Estado sempre encoraja os alunos a sonharem e realizarem seus sonhos e a gente tá sonhando e realizando esse sonho junto com eles” destaca.

O grupo seguirá um cronograma que foi enviado pela NASA.

Na quinta-feira (20), eles poderão fazer uma caminhada para conhecer o percurso, na sexta-feira, revisões e checagem dos rovers e o primeiro dia de desafio e no sábado é o segundo dia de execução. Por volta das 17h acontece a cerimônia de premiação. A competição será transmitida pelo canal Nasa TV: https://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/#public . A equipe que representará o Estado do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (21), irá competir entre 16h e 17h e sábado (22), será entre 15h e 16h.

DESAFIO –  O evento anual apresenta um desafio de design de engenharia para envolver os alunos na próxima fase da exploração espacial humana. O objetivo é desafiar os alunos a criar um veículo movido à tração humana projetado para atravessar a superfície simulada de outro mundo e completar tarefas de missão ao longo do caminho. As equipes de alunos projetam, constroem e testam tecnologias que permitem que os rovers funcionem em uma variedade de ambientes. O veículo irá passar por um terreno simulando Marte, lua e outros corpos do sistema solar.

Comentários do Facebook