NOVO FORMATO

Ano letivo é aberto oficialmente de forma virtual em Hulha Negra

Cerimônia foi voltada aos professores e servidores da educação. Ano letivo com os alunos está previsto para iniciar no dia 8 de março à distância

Vice-prefeito Igor Canto, prefeito remato Machado e secretária de Educação Adriana Delabary integraram a mesa de autoridades durante a cerimônia virtual Foto: Reprodução TP

Ao contrário do for­mato realizado em 2020, a pandemia ocasionada pela Covid-19 além de cancelar aulas presenciais, também mu­dou a forma de encontros entre gestores, professores e direções de escolas. Em Hulha Negra, na noite da última quinta-feira (18), A Secretaria de Educação e Cultura (Smec) reuniu-se com diretores de escolas e Executivo para, de forma online, realizar a abertura oficial do ano letivo no município. Com os alunos, o calendário está previsto para o dia 8 de março por meio da entrega de mate­riais impressos seguindo o formato realizado em 2020.

Com transmissão ao vivo, a cerimônia virtual ocorreu no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) seguindo os protocolos sa­nitários para os presentes, tais como uso de máscara, distanciamento e álcool gel.

Além do prefeito Renato Machado, do vice­-prefeito Igor Canto e da secretária de Educação Adriana Delabary, a ceri­mônia contou com a par­ticipação do frei Rinaldo Eberle, representando a comunidade católica e do pastor da Igreja Pentecostal A Família de Deus, Volnei Jorge, que abençoaram o ano e manifestaram pala­vras de conforto em razão de mais um período de aulas à distância.

Silene Comim , Márcia Barbosa, Fernanda Moreira (ML), Fabiana Lucena (AG), vice-prefeito Igor Canto, prefeito Renato Machado, secretária Adriana Delabary, Rosa Martin (NE), Néri Lopes (Creche), Ariane Ribeiro (Polo), Lilian Igure (Presidente do CME) e Maeli Vinholes se uniram ao final do evento para registrar o encontro Foto: Ascom Hulha Negra/Especial TP

Também estive­ram presentes a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lilian Igure e as diretoras das escolas do município: Neri Lopes Pinto – creche Tia Elaine Bastos; Fabiana Lucena – Escola Auta Gomes; Rosa Lúcia Martin – Escola Co­lônia Nova Esperança; Fernanda Moreira Ritta – Escola Monteiro Lobato e a coordenadora do pólo UAB – Ariane Ribeiro Souza.

Frei Rinaldo representou a igreja católica Foto: Reprodução TP

Após as bênçãos, a secretária de Educação Adriana Delabary relem­brou o trabalho realizado em 2020 e disse que a abertura do ano letivo é muito importante para a educação. “A educação sente falta do presencial, mas agradecemos por este momento. Fizemos o me­lhor no ano passado e nes­te ano não será diferente apesar das dificuldades. Este ano já está sendo aben­çoado pela ciência com a vinda da vacina e é a fé que nos mantém e irá nos guiar em 2021”, manifes­tou Delabary, reafirmando a informação repassada anteriormente ao TP de que um estudo está sendo feito para o um formato híbrido seguindo todos os métodos de segurança.

Pastor Volnei também abençoou o ano letivo Foto: Reprodução TP

Em continuidade, o vice-prefeito Igor Canto falou em agradecimento. “Sabemos que todos os pro­fessores e também alunos se reinventaram e acredita­mos que não será diferente,  que cada vez mais irão procurar formas atrativas de levar conhecimento aos nossos alunos. Podemos desejar boas vindas a todos os professores e professo­ras que nos acompanham pela transmissão”, afirmou.

Por fim, o prefeito Renato Machado, além de saudar todos os servidores da educação, lembrou que em 2021 a abertura do ano letivo é uma sequência de um trabalho já reali­zado. Ele destacou que o município é responsável com a educação e que está preparado para um retorno híbrido da melhor forma quando chegar o momento. Ele também falou da vaci­na. “Na minha visão teria que ter chegado também no grupo da educação, pois ela é a base da vida e as crianças estão aguardando uma solução para que não aconteçam mais prejuízos na educação além daqueles já registrados no ano passa­do”, expôs.

Comentários do Facebook