Acontece nestes dias 15 e 16 de agosto, em Pedras Altas, a 2ª edição do Dia do Patrimônio, uma festividade que tem por objetivo valorizar e dar visibilidade ao patrimônio material e imaterial do município e das pessoas que residem em seu território. Realizado pela Associação Pampa de Turismo (Apatur), em 2025 a iniciativa conta com o apoio da Casa do Artesanato de Pedras Altas e da Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Educação, por meio da coordenação de cultura.
Ao Tribuna do Pampa, a presidente da Apartur, Renata Schlee enfatiza que a edição deste ano possui dois momentos, um voltado a comunidade escolar com ênfase para oficinas e mostra de documentário, e um segundo aberto ao público em geral com uma programação mais ampla de forma a reunir pessoas com histórias a contar sobre a comunidade, por meio de uma forma de dar visibilidade e voz as belezas e história de Pedras Altas.
PROGRAMAÇÃO
– Dia 15 de agosto – sexta-feira: Atividades com a rede municipal de ensino do município na escola Assis Brasil. Abertura do Calendário de Oficinas de Guasqueria para Escola Assis Brasil e Escolas Rurais do município; e de Artesanato em Lã. Projeção do documentário “Pedras Altas na Revolução de 23,” de Henrique de Freitas Lima, produzida com LPG – Pedras Altas. Projeção do Documentário “O Ofício do Guasqueiro e a Arte Gaúcha do Couro”, de Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza.
– Dia 16 de agosto – sábado: Aberto à comunidade, com entrada franca, no Sindicato Rural de Pedras Altas. 14h – Mostra de Artesanato em Lãs – elaboração e produto final – Casa do Artesanato de Pedras Altas; Garimpo de imagens de Pedras Altas com o apoio da comunidade para um acervo; Mostra de áudio-visual com o documentário “O Ofício do Guasqueiro e a Arte Gaúcha do Couro”, de Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza. Projeção do documentário “Pedras Altas na Revolução de 23,” de Henrique de Freitas Lima; Mostra de imagens à comunidade; 16h – Roda de Memória – Contação de histórias sobre pessoas, fatos e lugares. Convidados: José Alberto Corrêa; Vando Farias; Eidis Dias; José Paiva; Alfredo Tavares; Avelino-Bilia; Ada Corrêa; Basileu Azeredo; Francisco Py Crespo; José Rubens Acevedo; Flávio Soares; Lia Mariante; Márcia Rijo; Ivo Porciúncula; Carlos Albuquerque (Café); João Manoel Costa; Ivone Abot; Adalto Braga; Carlinhos Silveira; Roberto Bonini; Lidia Assis Brasil; Valdino Correa Colman (Caçapava); Francisco de Paula Veleda (Paulinho); 17h – Roda de Música; Poesia – VandoFarias; Eides Dias; José Alberto Corrêa; Luis Antônio Dias; Antônio Carlos Tavares Silveira (Caio); Ystér Rochel; José Pedro Azeredo Crespo.
MOSTRA DE PRODUTOS
Com abertura às 14h, o espaço, segunda Renata, tem por finalidade a comercialização de produtos confeccionados no município e região, e culinária campeira.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO