A MAIOR DA REGIÃO

Melhores do Ano fará homenagem à família Segat, proprietária do Castelo de Pedras Altas

Luiz Carlos (C), esposa e filhos Foto: Arquivo TP

Em 2022, o evento realizado pelo jornal Tribuna do Pampa, o Melhores do Ano, chega a sua 14ª edição ininterrupta. Além do voto da população via internet em quem considera como melhor em cada categoria nos municípios de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, uma entidade, personalidade, instituição ou pessoa é homenageada por ter um destaque na região, com vistas para o desenvolvimento, assim como o TP que carrega junto ao nome o slogan “Compromisso com o desenvolvimento regional”.

Para a homenagem 2022, foi escolhida a família Segat, de Santa Maria, mas que há alguns meses possui uma enorme importância para a região, pois são os novos proprietários de um importante monumento histórico do Estado e até mesmo para o país, o Castelo de Pedras Altas.

Em nome do TP, o diretor João André Lehr, justificou a homenagem. “A escolha da Família Segat baseou-se no altruísmo e desprendimento que levou a aquisição do Castelo de Assis Brasil, em Pedras Altas. Vislumbramos que a iniciativa, além de uma oportunidade meramente comercial, tem um valor inestimável para a preservação histórica do Rio Grande do Sul e do Brasil, pois estamos falando de um patrimônio não só arquitetônico, mas de um lugar que abrigou pioneirismo na agropecuária brasileira, onde foi assinado o Tratado de Paz da Revolução de 1923 e onde viveu uma das cabeças mais brilhantes do Brasil, que foi Joaquim Francisco Assis Brasil”.

Ao TP, após ser informado da homenagem, o advogado Luiz Carlos Segat disse que a família recebeu com muita alegria a indicação para receber a homenagem especial no evento Melhores do Ano. “É uma homenagem que nos enche de satisfação, pois sermos lembrados em uma região de grandes empreendedores e famílias muito distintas, valoriza ainda mais esta homenagem. Somos muito gratos por esta homenagem e não mediremos esforços para fazer jus a esta distinção”, manifestou.

O evento de entrega dos certificados aos vencedores e da realização da homenagem acontece no dia 10 de dezembro, no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota.

CASTELO – Cabe lembrar que a família Segat oficializou a compra do castelo com um almoço em março deste ano, reunindo familiares, autoridades locais e estaduais. O monumento passou a levar os nomes de Rafael Batista Trindade Pacheco Segat, Gabriela Trindade Pacheco Segat e Kamilla Trindade Pacheco Segat. O responsável pela compra foi o pai dos novos proprietários, o advogado Luiz Carlos Segat, que na ocasião relatou que a aquisição foi efetuada pelo interesse da família no local, conquistado através do trabalho do corretor de imóveis João Iris Silva Moreira e dedicação dos advogados das partes envolvidas na negociação.

O monumento construído pelo diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil para a esposa Lídia Pereira Felício de São Mamede, foi inaugurado em 24 de junho de 1912. O local integra a história gaúcha ao ter sido palco da assinatura do tratado que pôs fim a Revolução de 1923, entre Ximangos e Maragatos. Construído em granito rosado, a estrutura conta com 44 cômodos e entre o acervo de relíquias alocadas na propriedade há os 22 volumes da enciclopédia de Diderot e D’Alambert, de 1751.

O Castelo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1999 e estava sob responsabilidade de herdeiros de Assis Brasil, mas estava sofrendo com a ação do tempo, ocasionando além de arrombamentos, invasões e furtos, a deteriorização da estrutura.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook