JANEIRO BRANCO

Após abertura do Centro de Saúde Mental, Candiota tem aumento de 100% nos atendimentos

Local está ativo desde novembro de 2023 e funciona diariamente na sede de Candiota

Parte dos profissionais que atuam no Centro de Saúde Mental Foto: Sabrina Monteiro TP

Assim como em todo começo de ano novo, muitas pessoas gostam de traçar novas metas, pensar em suas vidas e rotinas e também na sua saúde física e mental. Assim, o mês de janeiro é marcado pela cor branca, como se fosse uma folha a ser preenchida com as prioridades do novo ciclo. Na área da saúde, o “Janeiro Branco” é voltado para o cuidado com a saúde mental de cada um. Pensando nisso, o Tribuna do Pampa foi até o Centro de Saúde Mental do município de Candiota, para saber como a comunidade está reagindo em relação ao espaço que foi inaugurado em novembro de 2023.

Com pouco mais de dois meses de atividades, a psicóloga e coordenadora do Centro de Saúde Mental de Candiota, Carla Aguzzi, falou sobre os atendimentos oferecidos pela equipe e também sobre a aceitação da população em relação ao espaço, além de mencionar como a equipe da Secretaria de Saúde pensou nas atividades alusivas ao mês de conscientização.

SAÚDE MENTAL

 

Durante a conversa, Carla que atua no município há 15 anos, ressaltou que, após a abertura do novo espaço, os profissionais que trabalham no Centro atendem em média 500 pessoas entre todas as atividades oferecidas, como os atendimentos com psiquiatra, nutricionista, assistente social, piltates, reike e também as oficinas terapêuticas e aulas de alongamento.

“Enquanto profissional de saúde metal e que cuida da parte de emergências e situação de álcool e drogas, eu percebo que os casos deram uma boa acalmada agora e as pessoas se sentem acolhidas aqui”, destacou Carla, contando que muitas vezes as pessoas chegam no prédio só pra conversar, mesmo sem ter atendimento marcado e que esse sempre foi o objetivo da equipe.

Além disso, a profissional informou que o Centro conta com atendimentos de psicólogos diariamente, e que todos estão sempre à disposição para auxiliar, principalmente em casos de emergência. “Algumas coisas só podem ser resolvidas com atendimento no Pronto Atendimento do município, mas estamos sempre à disposição para ajudar”, disse.

Ainda, Carla contou a história de uma senhora que realizou três tentativas de suicídio, e com a abertura do espaço, a equipe a encaminhou para realizar algumas atividades em grupo que inclui canto, instrumentos e artesanato, e “agora ela está bem envolvida com as atividades e nos manda foto das coisas que ela faz”. Ao finalizar, a psicóloga ressaltou que muitas vezes não há vagas para a terapia, e com isso acabam direcionando as pessoas para alguma outra atividade que o Centro disponibiliza. “Com isso, nós conseguimos dar a atenção que a pessoa precisa e não deixá-la sem nenhum atendimento”, reforçou.

O Centro de Saúde Mental está localizado na sede do município, próximo a Unidade Básica de Saúde, instalado no prédio que abrigou o Comitê de Operações Emergenciais (COE), durante a pandemia da Covid-19. O Atendimento é diário, sendo que o horário de funcionamento é das 8h às 14h36.

 

JANEIRO BRANCO

 

Em Candiota, segundo Carla, as atividades do Janeiro Branco serão voltadas principalmente para os funcionários da Prefeitura, com o foco na saúde mental de cada um. Assim, a equipe de cada Secretaria do município contará com um dia de atividades, e as datas ainda estão sendo combinadas.

Já no dia 31 de janeiro, um café da manhã será ofertado aos servidores no próprio Centro, sendo que todos os atendimentos estarão disponíveis e as atividades serão divididas por salas. “Vamos dar a oportunidade para cada um escolher o que se encaixa e acha melhor”, informou a coordenadora.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook