PARTIDOS

Após expulsão do PT, vereador de Candiota é convidado para ingressar no MDB

Por decisão conjunta dos diretórios municipal e estadual, Ataídes da Silva foi expulso dos quadros petistas, que alegou, entre outras coisas, infidelidade partidária

MDB convidou oficialmente Ataídes (de chapéu) para entrar no partido após a expulsão Foto: Divulgação TP

O vereador Ataídes da Silva foi expulso do PT na última semana. O partido fez um comunicado oficial nas redes sociais e também remeteu o texto ao jornal. Conforme o presidente da sigla no município, Anderson Teixeira, o Gariba, essa era uma situação que se arrastava há muito tempo e que na semana que passou teve um desfecho. “Havia um processo em andamento e em nosso último encontro municipal foi encaminhado um novo pedido, aprovado por unanimidade, ao diretório estadual, para que houvesse a expulsão. Essa era uma decisão coletiva e democrática do partido”, assinala Gariba.

 

NOTA

 

A nota divulgada destaca que Ataídes da Silva foi expulso por descumprimento do estatuto e por indisciplina partidária. “Após inúmeras tentativas de diálogo sem sucesso com o vereador Ataídes, no último dia 20 de fevereiro, o Diretório Estadual do PT-RS, reunido ordinariamente, em seguimento do rito estatutário, conforme parágrafo 1º, do artigo 172 do estatuto, após deliberação, análise de provas e razões, bem como concessão de espaço para o contraditório e a ampla defesa, decidiu, por unanimidade, pela expulsão (…), em razão do cometimento de inúmeras infrações ético-disciplinar (…), qual sejam, infidelidade partidária, por ter descumprido veementemente várias orientações partidárias e bancada de oposição ao atual governo municipal, onde se manifestou dizendo que ‘Partido nenhum vai dizer o que ele deve ou não fazer’ (…). O mesmo não representa e não está autorizado mais a usar a sigla partidária do Partido dos Trabalhadores”, assinala os principais trechos da nota.

 

ATAÍDES

 

O TP conversou com o advogado do vereador, Elton Barcellos, que frisou que a medida não tem repercussão nenhuma sobre o mandato dele, que poderá, dependendo da sua vontade, no momento oportuno, se filiar em outro partido e concorrer nas eleições deste ano. “Também é estranha essa nova decisão, porque a Comissão de Ética do PT estadual já havia recentemente apenas dado uma advertência ao vereador”, disse, lembrando que ele tinha procuração para o processo interno e que se o partido não tivesse conseguido falar com o vereador, poderiam ter falado com ele, reiterando seu estranhamento com a nova decisão.

Ataídes se manifestou de forma rápida sobre o episódio na tribuna da Câmara, quando indagou se o presidente de honra do PT local, João Couto, teria moral para pedir a sua expulsão, lembrando que foi ele quem reiterou o pedido de expulsão no encontro municipal petista recente. “Estou aqui há três mandatos. Desde que entrei foi com a intenção de trabalhar para o povo. Durante este tempo nunca tirei um ‘pila’ para as minhas coisas. Não tenho carro bom e nem roupa boa muitas vezes. Ando do meu jeito, simples e honesto”, disse, questionando o PT e o pré-candidato Adriano dos Santos, sobre a estratégia de perder alguém que fez mais de 300 votos nas últimas eleições. “Numa eleição, meio voto conta”, frisou.

 

MDB

 

Em postagem feita nas redes sociais e o texto também encaminhado ao TP pelo presidente da sigla e vereador Adriano Revelante, o MDB convida oficialmente Ataídes para entrar no partido a partir da janela de transferência que será no dia 7 de março e vai até 5 de abril.

Na foto divulgada, estão o vereador convidado, os vereadores Gildo Feijó e Adriano Revelante, o secretário de Saúde e vereador licenciado Fabrício Moraes (Bibi) e o prefeito Luiz Carlos Folador. “Estivemos reunidos mais cedo (no dia 26) com o vereador Ataídes e oficializamos nosso convite como lideranças do MDB para que o nobre vereador venha fazer parte do quadro do MDB. A trajetória simples de humildade e trabalho do vereador Ataídes nos motiva a realizar esse convite e aguardamos a janela partidária para oficialmente tê-lo como membro do MDB candiotense”, destaca a nota.

Ao TP, Ataídes não confirmou ainda sua ida ao MDB, porém parece ser esse mesmo seu destino após a expulsão.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook