MANIFESTAÇÃO

Após reunião com o Executivo, produtores e integrantes do MST desfazem mobilização em Hulha Negra

Segundo integrante do movimento, Executivo fechou acordos com o grupo

Grupo se reuniu em frente a Prefeitura da cidade Foto: Divulgação TP

“Os resultados da mobilização foram um pouco abaixo do esperado, poderia ter sido melhor, mas nossa avaliação é positiva”. Desta forma se manifestou um dos representantes da coordenação do grupo que, de forma pacífica, tomou conta da frente da Prefeitura de Hulha Negra no início da manhã desta segunda-feira (4), Marino De Bortoli.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa na tarde desta segunda, Marino falou ao jornal sobre os resultados obtidos após uma reunião com o prefeito Renato Machado, o secretário de Administração, Planejamento e Meio ambiente, Hector Bastide e vereadores no pátio da Prefeitura.

“Entendemos que a Prefeitura tem dificuldades e que a infraestrutura dos assentamentos é por parte dos governos estaduais e federais, mas fomos até o prefeito pedir a manutenção das estradas que estão em péssimas condições. Não conseguimos que ele fosse até nosso povo falar, mas conseguimos nos reunir. A Prefeitura se comprometeu em colocar 300 cargas de cascalho nas estradas gerais, fazer uma parceria com a prefeitura de Aceguá para a manutenção das estradas de divisa e já mandar duas patrolas para os assentamentos amanhã (terça-feira, 5) junto com nossos tratores”, elencou Marino.

Parte do grupo esteve com o Executivo e vereadores no pátio da Prefeitura Foto: Divulgação TP

O produtor também disse que ficou acertada a criação de uma comissão permanente para debater a questão de obras e pontes com o governo do Estado, visto 60% dos assentamentos de Hulha Negra serem de responsabilidade estadual.

De acordo com Marino, o grupo solicitou cinco caminhões e três patrolas para manutenção, conquistadas por meio do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e para uso exclusivo na manutenção dos assentamentos. “O prefeito disse que está com dificuldade de manutenção dos maquinários”.

 

O PROTESTO

 

Tratores foram posicionados para bloquear o trânsito Foto: Divulgação TP

A mobilização pacífica reuniu cerca de 500 pessoas entre produtores assentados e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do acampamento Sebastião Sales da Silva, que também solicitam melhorias quanto ao abastecimento de água e tratamentos de saúde para os cerca de 250 acampados.

O ato aconteceu em frente a Prefeitura, reunindo produtores, veículos e tratores, fechando a principal rua da cidade, a avenida Getúlio Vargas. A principal busca do grupo foi por soluções para as estradas do município.

Os pedidos do grupo foram por boas condições das estradas gerais e acessos as propriedades, construção de pontes, novas estradas, abastecimento de água potável e titulação e regularização de lotes.

Brigada Militar foi acionada e se fez presente para garantir a segurança Foto: Divulgação TP

 

PREFEITURA

 

O TP tentou contato com a Prefeitura de Hulha Negra, mas não conseguiu retorno oficial do prefeito Renato Machado ou do secretário Hector Bastide até o fechamento desta edição.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook