POLÍTICA

Atendimentos básicos e pavimentação serão focos principais da atual gestão em Hulha Negra

Governo também propõe criação de uma nova secretaria ainda nos próximos meses

Prefeito recebeu a reportagem do TP em sua propriedade rural. Ele tirou a máscara somente no momento da fotografia. Foto: Silvana Antunes TP

Dentro de 2021 teremos mais calçamentos. Estamos nos preparando para que o ciclo não seja interrompido e que a poeira possa sair da frente da casa das pessoas”, ressaltou o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (Progres­sistas), durante entrevista exclusiva ao Tribuna do Pampa, em sua proprieda­de rural.

Passados alguns dias de início do quinto ano consecutivo de governo, o jornal conversou com o prefeito reeleito do municí­pio para detalhar os planos para o primeiro trimestre de 2021. Na ocasião, o gestor também fez uma breve explanação sobre a primeira reunião entre ele e o vice-prefeito Igor Canto, com o primeiro escalão de governo, ocasião em que foram feitas, também, al­gumas avaliações da gestão anterior.

Como já divulga­do pelo TP, devido à reelei­ção, não houve transição de governo e a administração manteve os secretários do primeiro mandato. No primeiro encontro houve uma explanação sobre o fechamento de contas das Secretarias de Adminis­tração e Finanças. Ao TP, conforme falava sobre as avaliações, o prefeito ainda adiantou algumas proje­ções do governo municipal em algumas áreas.

“As Secretarias de Finanças e de Admi­nistração foram aquelas de encerramento de ano. Todos os pagamentos a fazer, 13º, salário do mês, fornecedores, recursos que chegaram de última hora foram detalhados e tudo aconteceu dentro do pre­visto. Serviços essenciais de Obras e Agropecuária também foram mantidos sem alterações até o último dia do ano. Saúde não teve parada devido a pandemia e nenhuma mudança de­verá ocorrer nos próximos dias. Não projetávamos uma pandemia, ela veio mas conseguimos atingir o objetivo de cuidar da comunidade. Montamos equipes de saúde, pessoas preparadas e chegamos a ser premiados na região como reconhecimento”, relatou o prefeito.

INFRAESTRUTURA Re­nato Machado falou sobre questões gerais do mu­nicípio, com foco para a Secretaria de Obras, umas das principais atuações do governo. “Com pouco re­curso externo dos governos estadual e federal, conse­guimos fazer a diferença na cidade sem fazer endi­vidamento. Fizemos obras importantes como calça­mento, abertura de ruas, construção de pontes, sem deixar de atender o homem do campo, seja do grão, da carne ou do leite. Demos toda atenção e não tivemos grandes problemas, mas são mais de mil km de es­tradas e o cascalho está em um extremo, precisamos atravessar o município para chegar a alguns pontos. Fizemos essas avaliações e sabemos que o trabalho pode ser feito novamente. Estamos com a mesma equipe, porém agora mais preparados e aguardamos uma nova patrola para os trabalhos”, expôs.

Especificamente sobre saneamento bási­co o gestor disse que o município avançou bas­tante. “Estamos próximos da conclusão do primeiro mapa da área urbana, mas já está surgindo o segundo mapa, pois solicitamos a Rede Ferroviária Federal a inclusão das áreas da antiga ferrovia que hoje ce­deram lugar a residências, prédios comerciais e até a obra da nova rodoviária, no mapa da cidade como áreas públicas municipais para serem contempladas com melhorias”, explicou.

Sobre os maqui­nários, o prefeito disse que atualmente passam por manutenção. “Todas as máquinas estão para­das para manutenção para que fiquem prontas para as frentes de trabalho. Já estamos preocupados com a colheita e assim podere­mos deixar as estradas em condições para um bom escoamento da safra. Te­mos que ter sequência no trabalho do interior, são muitos quilômetros, mas não podemos desanimar e devemos fazer o atendi­mento. Já na área urbana o foco é o calçamento, nossa comunidade já sofreu bas­tante com a poeira e barro, está na hora de avançar, sem deixar de descuidar da limpeza e manutenção da iluminação pública”, afirmou.

ÁGUA POTÁVEL No interior a distribuição de água potável para as famí­lias é organizada e mantida pela Secretaria de Agricul­tura. Para também manter o abastecimento da sede do município, atualmente três caminhões tanques e um trator com capacidade total juntos de aproxima­damente 40 mil litros são responsáveis pelo abastecimento.

De acordo com o prefeito, essa é uma preocupação contínua de governo. “Nos preocupa­mos principalmente com a água no verão, de forma que toda comunidade te­nha acesso mesmo que em quantidade mínima para uso básico. Dentro das dificuldades, pois a água que temos ainda é bastante reduzida, estamos adminis­trando essa questão e tudo está sob controle. Estamos contando para o futuro com água da barragem da UTE Pampa Sul. A Estação de Tratamento de Água já está pronta e estamos em tratati­vas para fazer a rede adu­tora. A Engie é parceira de Hulha Negra, já nos doou material e agora vamos entrar com mão de obra”, relatou Renato, dizendo também ser preocupação da Agricultura a coleta de lixo com horários e dias certos e o atendimento das pequenas propriedades e lavouras que tem datas para serem plantadas e precisam de atenção.

NOVA SECRETARIA Outro ponto de destaque que está sendo analisado e já buscado pela atual administração é a criação de uma nova secretaria, a de Turismo, Esporte e La­zer. Atualmente, o esporte está ligado a Secretaria de Educação – que já possui uma infinidade de funções e necessita de uma atenção especial. Conforme o pre­feito, o grande desafio é com o setor de transporte escolar. “Hoje vivemos a pandemia, mas em outras épocas a Secretaria de Edu­cação precisa de atenção diária e cuidado especial com o transporte escolar, pois se não tiver o veículo em condições vai faltar o aluno na sala de aula”, afir­mou Renato que também destacou a preocupação da pasta quanto ao ano letivo em meio a pandemia e as restrições impostas pelo novo coronavírus.

Especificamente quanto à nova Secretaria, Renato disse que o grupo está tomando como base um exemplo passado, quan­do a Secretaria de Assistên­cia Social foi desvinculada da Saúde. “Nos baseamos no que deu certo, pois tivemos acesso a recursos para a pasta. Vemos essa necessidade na Hulha, de uma atenção especial no esporte e turismo, pois há muita procura nessas áreas. Está na hora de darmos o pontapé inicial e buscar esses recursos que hoje são vigentes. Precisamos de um secretário que atenda essas áreas exclusivamente e será possível com esta nova pasta”, explicou o prefeito.

FINANCEIRO Para fi­nalizar, Renato Machado falou em receitas e des­pesas. Segundo ele, para que todas as necessidades básicas da comunidade sejam atendidas, assim como a continuidade de melhorias em infraestrutura é essencial que haja um equilíbrio financeiro na Prefeitura. Ele destacou o conserto de maquinários e instalação de câmeras nos veículos da Educação com dinheiro já em caixa para pagamento. “Para que tudo transcorra bem precisamos ter uma boa receita no município e para que isso aconteça temos que ter uma boa colheita, produção de leite, venda no frigorífico Marfrig que vamos ter bons retornos e poder fazer investimentos, isso é o chamado equilíbrio financeiro, gastar dentro das possibilidades para não ocorrerem dívidas. Uma grande preocupação é com a folha de pagamento, pois todo servidor que trabalha deve receber seu salário, mas trabalhamos os quatro anos dentro de uma pre­visão normal, nunca para gerar dívidas e chegamos ao final de 2020 fazendo todos os pagamentos de forma antecipada até dia 23 de dezembro. Também tudo que está sendo fei­to nos primeiros dias do novo governo está sendo com dinheiro já em caixa”, destacou.

O prefeito termi­nou a entrevista falando sobre a equipe de governo. “Temos uma equipe com­petente, conseguimos fazer um bom grupo de governo, independente de ser contra­tado ou concursado de con­fiança, onde todos pegaram firme. Vemos nosso gover­no com sucesso por tudo que realizamos. Dentro dos nossos limites encerramos um mandato e preparamos um novo sem grandes pro­blemas. Tendo o financeiro e um grupo bom, sabendo dos limites, alguma coisa sempre é feita”, concluiu.

Comentários do Facebook