
Diversos trechos da ERS-608, entre Herval e Pedras Altas, apresentam pontos críticos, principalmente após períodos de chuva, dificultando a trafegabilidade Foto: Divulgação
Acontece nesta sexta-feira (18), na cidade de Herval, uma audiência pública com a finalidade de discutir ações para a busca de uma ligação asfáltica entre os municípios de Herval e Pedras Altas pela ERS-608.
Proposta pelo vereador Paulo César Martins Carvalho, o Passoca, do MDB, o evento é uma realização da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Herval, situada na rua 15 de Novembro, 537 e que sediará a audiência, junto Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e Fórum Regional de Manejo das Águas e Combate aos Efeitos da Estiagem.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Pampa, o vereador Passoca explicou que a busca pela pavimentação é histórica, mas que nunca ocorreu uma mobilização concreta, situação que ele colocou como meta em março de 2025. “O trecho é intransitável, os municípios de Herval e Pedras Altas que costumam dar uma manutenção paliativa e deixar trafegável. Agora buscamos essa mobilização, pois a pavimentação da estrada, no futuro, vai trazer muitos benefícios não só para Herval, mas toda região. Não seríamos somente um município de chegada como acontece atualmente, mas também de passagem da população de diversas cidades”.
Entre os dois municípios, a ERS-608 possui uma extensão de 49 quilômetros para pavimentação, mas segundo o vereador, a busca de construção do projeto de pavimentação seria de cerca de 40 km, tendo em vista que o restante já está contemplado no projeto de asfaltamento pela rodovia Transcampesina.
Passoca diz estar otimista com a mobilização realizada até o momento e disse saber que é início de uma luta. “Temos escola na ERS-608, temos empreendimentos, fazendas que alavancam o turismo. Já mobilizamos os Legislativos que já estão manifestando moções de apoio, o Cideja, o Fórum e vamos entregar um documento com relatos das condições e necessidades da estrada para o governo do Estado. Já contamos muitos apoiadores e presenças confirmadas de deputados, do gabinete do vice-governador Gabriel Souza, de representantes do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, assessores, prefeitos do Cideja e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Sabemos ser uma longa luta, pois esse é um projeto de valor alto, da faixa dos R$ 4 milhões e precisamos buscar, posteriormente, recursos também para a obra, mas estamos otimistas, esse é o caminho”, expôs o vereador hervalense.

Vereador Passoca, de Herval, é o proponente da audiência Foto: Divulgação
MOÇÕES DE APOIO
Foi aprovado no Legislativo de Candiota a moção de apoio a ligação asfáltica Herval-Pedras Altas. O documento foi uma proposta da vereadora Hulda Alves (MDB).
Em Pedras Altas, município cuja pavimentação tem ligação direta, a moção foi proposta pela vereadora Maria Eliana Nobre de Azevedo (PT). Em justificativa, a vereadora cita que o trecho asfaltado facilitará o escoamento da produção da agricultura familiar, incluindo a bacia leiteira, bem como tornará mais fácil o acesso aos assentamentos do Programa Nacional da Reforma Agrária, Cooperativas, Associações, além de melhorias no atendimento à saúde e a educação dos munícipes, proporcionando melhores condições de vida, entre outros fatores como inclusão e desenvolvimento.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO