O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, visitou no fim da tarde desta segunda-feira (5), a estância Guarda Velha, em Pinheiro Machado, onde está a maior plantação de oliveiras e a maior indústria de azeite do Brasil.
Depois de participar da 19ª Expodireto de Não-Me-Toque, no Planalto Médio gaúcho, o ministro veio no avião particular do proprietário da estância, empresário paulista Luís Eduardo Batalha, acompanhado também do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. Eles desembarcaram em Bagé e de carro foram até a propriedade (cerca de 70km), onde o ministro pode acompanhar um pouco da 6ª colheita de azeitonas, que está acontecendo neste momento. “Montamos uma verdadeira operação para trazermos o ministro, pois não é todos os dias que a região recebe uma autoridade deste porte para que conheça o potencial brasileiro na olivicultura”, assinalou Batalha.
Na propriedade, Eumar Novacki, que substitui o então ministro Blairo Maggi, viu de perto e se impressionou com o processo de colheita das azeitonas, bem como, após pode constatar a extração do óleo, o qual provou. “É uma alegria muito grande podermos estar aqui e ver mos de perto esta potencialidade. Vamos fazer esforços para que a olivicultura se desenvolva ainda mais. O governo não pode atrapalhar e sim incentivar”, disse.
Homenageado com uma placa comemorativa da 6ª colheita, o ministro, que é paranaense, mas se criou em Mato Grosso, assinalou que seu compromisso com o Rio Grande do Sul é ainda maior, pois sua esposa é gaúcha. “Cada vez que venho aqui tenho vontade de voltar”, destacou.
O secretário Ernani Polo destacou os esforços que o governo do Estado tem feito para fomentar o setor, lembrando que a vinda de um ministro demonstra também este processo. “Hoje é um dia especial para nós, pois é a primeira vez que um ministro prestigia a nossa olivicultura”, frisou.
Luís Eduardo Batalha disse que se impressionou com o que viu em Não-Me-Toque, expressando que a Expodireto lhe serviu de inspiração para lutar no sentido de transformar Pinheiro Machado na capital nacional das azeitonas. “Temos todas as condições para isso e a região já começou a despertar”, acredita.
O prefeito de Pinheiro Machado Zé Antônio deu um tempo nas férias e prestigiou o ato, assim como, o prefeito exercício, o vice-prefeito Jackson Cabral, o presidente da Câmara Jaime Lucas e demais vereadores, bem como, empresários e lideranças locais.
Depois de cerca de uma hora e meia na propriedade, o ministro voltou ao aeroporto Comandante Kraemer, em Bagé, e rumou para Porto Alegre e após para Brasília.
COLHEITA – Na safra 2018, a estimativa na estância Guarda Velha é de se colher 100 toneladas de azeitonas, processando 16,5 mil litros de azeite.
Apesar da estiagem, que atinge principalmente as árvores mais novas, o clima seco acaba favorecendo a produção de azeitonas, que teve um aumento de 40% no rendimento, se comparado com o ano passado.
Nesta safra estão sendo colhidos frutas de 100 hectares, sendo que na propriedade existem 360 já plantados.