Na sessão ordinária da última segunda-feira (16), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas necessidades de atendimentos para crianças, jovens e adultos, foi tema de debate entre alguns vereadores de Candiota.
O vereador do PSDB Léo Lopes, foi o primeiro a falar sobre o tema em Candiota, falando da importância da reflexão sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ele também destacou a ampliação de atendimentos que tem ocorrido com relação ao Centro de Saúde Mental pela promoção da saúde, mas principalmente, anunciou a retomada do transporte de autistas para acompanhamento no Caminho da Luz, em Bagé, a partir da entrega de um novo veículo que, segundo ele, vai acontecer no próximo dia 25 de abril.
Na sequência, o vereador e presidente da Câmara, Paulinho Brum (PSDB), falou da necessidade de retomada de atendimentos pela clínica PsicoClin ou de outra empresa candiotense para atender jovens e crianças com neurodiversidade. “Precisamos ter essa oportunidade de atender crianças e jovens em Candiota. Sabemos que existem os atendimentos em Bagé, mas muitos sofrem um transtorno grande de ter que pegar uma van ou ônibus, ou ir com veículo próprio para aqueles pais que tem condições, de ter que viajar. Precisamos ter esse olhar, a equipe de profissionais de Candiota tem total condição de atender essas crianças e o tratamento vai ter mais eficiência para aquela criança que não precisa passar por esse transtorno da viagem”.
Também relacionado ao tema do atendimento de autistas e outras neurodiversidades, o vereador Gildo Feijó (MDB), aproveitou seu espaço na tribuna para parabenizar o Centro de Reabilitação e Apoio (CRA) de Candiota, que completou 31 anos, lembrando da implantação por parte do então prefeito da época, Odilo Dal Molin. “Ele foi um prefeito visionário a frente do tempo que previu e criou o CRA, que ao longo do tempo perdeu força, mas estamos aqui para revigorá-lo”, afirmou Gildo, destacando ser uma bandeira do seu gabinete a transformação do Clube Dario Lassance no CRA. “É um espaço amplo para atender quem mais necessita. É nosso sonho ver todos os candiotenses atenderem no CRA, não ser mais necessário transportar para Bagé, correndo riscos. A obra já está atrasada, mas queremos ver ele funcionando lá. Queremos que o Executivo agilize a finalização da obra para inauguração e que tenha todos os profissionais necessários para atendimento”, finalizou.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO