BUSCA POR APOIO

Autoridades articulam suporte do Exército para colocação de pontes provisórias em Candiota e Hulha Negra

Ação foi liderada pelo deputado Mainardi, prefeitos e vice-prefeito com o apoio de secretários e vereadores

Autoridades pediram apoio para um dos acessos entre os dois municípios Foto: Divulgação TP

Na manhã desta quarta-feira (11), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), juntamente do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro, do prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador, do vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, e vereadores dos municípios, se reuniram com o comandante do 4º Grupamento de Engenharia GptE, general José Luís Carlos Araújo do Santos, para articular o suporte do Exército no reparo e colocação de pontes móveis nos municípios de Candiota e Hulha Negra.

Isso porque com o alto fluxo de veículos circulando nas estradas vicinais de Candiota e Hulha Negra, por decorrência da interrupção na BR-293, principalmente por caminhões e carretas, as pontes Schirmann, de 5 metros de comprimento, na estrada de acesso da Trigolândia à usina UTE Pampa Sul, e a ponte sobre o rio Jaguarão, de 50 metros, na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra, acabaram danificadas e interditadas, trancando o fluxo no local.

Conforme repassado ao TP pela assessoria do deputado Mainardi, segundo general Santos, entre esta quinta e sexta-feira uma equipe técnica do Exército fará um reconhecimento nos locais para avaliar as necessidades. “Se tudo, com esse reconhecimento, for possível, nós vamos pedir autorização para o Comandante Militar do Sul para posteriormente lançar duas pontes provisórias nas estradas vicinais para melhorar o tráfego. A ideia é lançar essas pontes provisórias no eixo ao lado para não atrapalhar a reconstrução das pontes definitivas”, concluiu.

“Os municípios, o DNIT e o Exército estão fazendo a sua parte, mas também é um processo demorado. O apoio do Batalhão de Engenharia na colocação de duas pontes móveis ajuda muito numa solução pelo menos provisória”, afirmou Mainardi.

O vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, que estava presente na reunião, falou da importância das pontes, caso instaladas. “Se chover em torno de 30 ou 40 milímetros não tem como passar na estrada Trigolândia-Seival, pois a água passa por cima os acesso e já perdemos uma estrada. Portanto, para seguirmos o fluxo de veículos, elas são importantes e necessárias”, afirmou.

O secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente de Hulha Negra, reforçou que as pontes provisórias são essenciais para além de garantir o acesso aos serviços básicos para a população de cidade e municípios vizinho, como saúde e educação, elas são necessárias para levar calcário da mineradora Monego para a UTE Pampa Sul, para que a usina se mantenha funcionando.

Na próxima semana, o deputado Mainardi estará em Brasília acompanhado de representantes dos municípios e buscarão recursos nos ministérios para encaminhar as soluções de forma definitiva.

 

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (11) Foto: Divulgação TP

REUNIÃO NA CASA CIVIL DO ESTADO

Mainardi e os representantes dos municípios ainda se reuniram com André Palácio, assessor da Secretaria da Casa Civil, com a presença da deputada estadual Delegada Nadine (PSDB). Como não compete aos municípios a organização do tráfego, Mainardi articulou apoio do Governo do Estado, através da Brigada Militar, para direcionar o trânsito do local, auxiliando na condução dos veículos adequadamente.

Comentários do Facebook